Crítica do filme Planeta dos Macacos – O Confronto

Um filme muito aguardado pelos fãs de ficção científica, nostálgicos e cinéfilos. A franquia Planeta dos Macacos começou com o clássico de 1968, que foi baseado no livro “La planète des singea”, do francês Pierre Boulle.

O primeiro filme se tornou um clássico e conta com um desfecho surpreendente. Depois houve mais 4 filmes entre 1970 e 1973, até uma malfadada série de televisão em 1974. Nenhum chegou ao brilhantismo do primeiro. Em 2001 houve um fraco remake (apesar do diretor e do elenco de peso). Porém a volta triunfal do sucesso só veio em 2011, com Planeta dos Macacos: A Origem. O filme que deu novo fôlego à franquia conta a história do que houve na Terra antes dos acontecimentos do filme de 1968.

Seguindo esse sucesso, agora temos Planeta dos Macacos: o Confronto. A história se passa 15 anos após os acontecimentos do anterior. James Franco (Oscar de melhor ator por 127 Horas) não aparece nesse longa, mas o brilhante Andy Serkis (O Hobbit) dá novamente vida ao símio César. Além disso, temos o eterno galã Gary Oldman (Robocop), e o australiano Jason Clarke (O Grande Gastby), além das belas Judy Green (conhecida por comédias românticas como Vestida para Casar e Amor e Outras Drogas) e Keri Russel (a eterna Felicity).

No filme O Confronto, a humanidade enfrenta uma das maiores epidemias de todos os tempos. Um grupo liderado por Dreyfys (Gary Oldman) vai atrás do grupo familiar formado por César (Andy Serkis) em uma floresta próxima a São Francisco para usá-los como cobaias em busca de uma vacina.

A tecnologia utilizada no filme que capta as mudanças nas feições dos atores e transporta para os símios, está cada vez mais complexa e realista. E só os efeitos especiais já valem o filme. Se a história for tão bem montada como os efeitos, talvez vejamos mais um campeão de bilheterias de 2014.

O filme atrai, é uma boa teoria para “antes” dos filmes de 1968. Mas talvez faltou tirar um pouco os efeitos especiais e acrescentar história. Ainda vale as quase 2 horas de 20 de filme.

Planeta dos Macacos: o Confronto
Diretor: 
Matt Reeves
Elenco: Andy Serkis, Gary Oldman, Jason Clarke, Keri Russell e Toby Kebbell
Nota: 3,4/5

Posted Under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *