O filme conta com Ralph Fiennes (007 – Operação Skyfall), Adrien Brody (Oscar de melhor ator por O Pianista), Bill Murray (Caçadores de Obras Primas), Edward Norton (O Legado Bourne), Jude Law (Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras), Willem Defoe (A Culpa é das Estrelas) e Owen Wilson (Os Estagiários). Só com essa seleção de atores o filme já vale a pena.
Todos esses grandes astros estão juntos na comédia O Grande Hotel Budapeste. O filme se passa na década de 30, no famoso Hotel Budapeste, que se localiza nos Alpes Europeus (local fictício). A história é contada do ponto de vista de um hóspede escritor, que a ouviu do próprio dono do estabelecimento. Após a 1ª Guerra Mundial e com o Hotel sob influência soviética, o concierge Gustave (Ralph Fines), herda um quadro de uma viúva rica. A pintura é inestimável, e os herdeiros sanguíneos da viúva querem saber por que um simples concierge de um hotel foi lembrado no testamento. Revela-se que Gustave, além de concierge, é uma das grandes atrações do hotel para viúvas velhas e ricas. Amigo das senhoras, e amante sempre que possível, o concierge desperta interesse das mulheres acima dos 70, (sendo “amigo” das de 80, 90 e até 100 anos).
As tramas ardilosas ganham destaque formando um enredo digno dos filmes noir, porém sem o tom pesado e sombrio.
O diretor Wes Anderson é conhecido por filmes emblemáticos (e às vezes um tanto confusos), como Os Excêntricos Tenenbaums (2001) e Moonrise Kingdom (2012), ambos filmes que reuniram elencos de peso. Seus filmes são marcados por ter um humor mais sutil (muito similar às comédias inglesas), o que faz com que sejam normalmente ignorados pelo grande público, mesmo recorrendo a grandes astros como George Clooney em O Fantástico Senhor Raposo (2009).
Fotografia e trilha sonora são duas maravilhas à parte quando se fala em Wes Anderson que, somadas à constelação que é o elenco, fazem de O Grande Hotel Budapeste uma das melhores estreias da temporada.
O filme oferece certa leveza das comédias típicas da década de 30, porém com profundidade em seus personagens, mesclando assuntos delicados, e estilos de atores em papéis um pouco caricatos. O Grande Hotel Budapeste é uma excelente pedida para o final de semana.
O Grande Hotel Budapeste
Diretor: Wes Anderson
Elenco: Ralph Fiennes, Bill Murray, Tilda Swinton, Edward Norton, Saoirse Ronan, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jude Law, Tony Revolori, Jeff Goldblum e Owen Wilson (ufa, só atorzão!)
Nota: 4,5/5