Crítica do filme Os Guardiões da Galáxia

Fãs de Histórias em Quadrinhos e de filmes de ficção vão vibrar com a estreia da semana. Os Guardiões da Galáxia, baseado na HQ de mesmo nome da Marvel Comics.

Um dos títulos mais arriscados da Marvel para ser transferido para as telonas, conta a história de um grupo de anti-herois que se juntam para salvar a galáxia. Em ambiente totalmente extraterrestre, expandido todo o conceito de “Universo Marvel”. Apesar do risco alto, o filme conseguiu inverter algumas expectativas não tão boas ao escalar um elenco de peso, como Brandley Cooper (indicado ao Oscar por Trapaça e O Lado Bom da Vida), Chris Pratt (Ela), Vin Diesel (Franquia Velozes e Furiosos), Zoe Saldana (Star Trek – Além da Escuridão), Glenn Close (do seriado Damages) e Benício Del Toro (segundo ator porto riquenho a ganhar o Oscar, por Traffic).

Filme Os Guardiões da Galáxia

Falando em Benício Del Toro, os fãs mais assíduos podem reconhecê-lo reprisando o papel de Colecionador, da cena pós-créditos de Thor – O Mundo Sombrio. Tudo indica que o personagem terá um papel de alguma importância para a os planos dos vilões de um vindouro terceiro filme dos Vingadores.

A trama de Os Guardiões da Galáxia se passa numa terra alternativa, onde Peter Quill (Cris Pratt) rouba uma misteriosa esfera, a qual se descobre que tem poderes fantásticos e terríveis que podem destruir o universo. Conforme avança a história, Quill acaba formando uma aliança com outros criminosos espaciais como Rocket (Brandley Cooper), um guaxinim alienígena com humor ácido, Groot (Vin Diesel), um alienígena que lembra uma árvore humanóide, Gamora (Zoe Saldana) a mulher mais perigosa do universo, e Drax (Dave Baustista), o Destruidor.

O relativo anonimato do grupo quando comparado às outras estrelas da casa como Capitão América, Thor e Homem de Ferro contribui para que o filme seja encarado com poucas expectativas pelo grande público. Mas não se engane: este mesmo anonimato é o que faz com que os novos personagens da Marvel Studios tenham um espaço muito maior para se desenvolver e interagir de forma interessante. Em que momento O Capitão América teria espaço para falar com uma árvore inteligente?

O filme é despretensioso e acerta nas doses ácidas de humor e história bem fundamentada. A aposta do diretor James Gunn em músicas setentistas (como David Bowie e Jackson 5) dá à trilha sonora um ar inesperadamente divertido. Referências da cultura pop, dentro e fora dos quadrinhos da Marvel, podem ser esperadas a todo momento.

E sendo um filme da Marvel Studios, o espectador deve sempre manter os olhos abertos para três coisas: as cenas pós-créditos (tradicionalmente duas, desde o último Thor), easter eags e a sempre divertida pontinha do Stan Lee.

 Os Guardiões da Galáxia
Diretor: James Gunn
Elenco: Chris Pratt, Zoë Saldaña, Dave Batista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Glenn Close,John C. Reilly e Benicio del Toro
Notal: 4,5/5

Posted Under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *