Crítica do filme Êxodo: Deuses e Reis

Na última segunda-feira (dia 29/12) fui assistir “Êxodo: Deuses e Reis” no Cine Topázio do Polo Shopping. Resolvi assistir ao filme 3D, pois foi toda a família, e a maioria queria ver em 3D! Mas sinceramente? Os efeitos em 3D não foram grande coisa, e acredito que não teria perdido nada se tivesse assistido normal, em 2D.

Ok, até teve umas cenas de luta que dava a impressão vaga de que algo vinha em cima de você, mas foi só. Achei que a cena do mar seria melhor em 3D… mas não foi!

Estou me adiantando, vamos do começo:

Se você não tem a menor ideia de que história bíblica é essa, ou não vá ao cinema, ou dá uma caçadinha no Google antes e procure saber. O filme já começa com Moisés e Ramsés adultos, e não dá muitas explicações sobre o contexto. Com o passar do filme, até entendemos quem é Moisés, porque depois de uns 40 minutos de filme um hebreu explica.

Tirando essa pequena falha de contextualização, eu até gostei do filme! Talvez um pouco longo (duas horas e meia), mas eu só comecei a me dar conta do horário depois de 2 horas de filme (o que é uma ótima indicação de que as primeiras duas horas se passaram rapidamente).

A parte polêmica, acredito eu, se dá devido a retratação de Deus, ou do emissário Dele no filme… é um menino birrento. Pronto, é isso! A grande polêmica, é essa retratação. Então, por favor, se desnudam de preconceitos, e podem assistir ao filme de boa!

A história é mais ou menos correta, aquilo que esta na Bíblia (embora que houve falha nas 10 Pregas do Egito). Mas o filme é fluido, tem boas cenas de batalha, e tem uma fotografia incrível! É claro, é um filme hollywoodiano, então não espere ter pessoas falando hebraico ou coisas do gênero (Mel Gibson não fez escola em Hollywood, infelizmente).

Então sim, o filme é tão grandioso quanto parece, e com boas atuações!

Só no final que ficou meio corrido, a parte entre os 10 Mandamentos e os 40 anos no deserto. Mas ainda bem, isso seria já tema suficiente para um segundo filme 😛

Confiram, Êxodo: Deuses e Reis, no cinema!

Exodo

Posted Under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *