Gente, assisti todos os filmes indicados ao Oscar de Melhor filme…. e vou falar um pouquinho sobre os 8 indicados
Mas antes algumas curiosidades:
• Dos 8 indicados, 4 são histórias reais.
• Sheldon Cooper, do seriado The Big Bang Theory, foi baseado nos jeitos de Alan Turing (O Jogo da Imitação), fãs do seriado que assistirem o filme vão notar a semelhança
• Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imigitação) é amigo de Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo), ambos são britânicos e é a primeira vez que concorrem ao Oscar
• Benedict também já interpretou Stephen Hawking. Mas foi em uma série televisiva britânica, e ganhou prêmios por sua atuação.
• Em Birdman, podemos ver uma semelhança com o personagem de Michael Keaton e o próprio ator. Afinal, ele ganhou fama na década de 90 quando fez o super-heroi Batman nos dois filmes dirigidos por Tim Burton.
• Em Boyhood os atores se encontravam em média 3 meses por ano para filmes as cenas.
• Em Whiplash, entre filmagem (20 dias), edição e inscrição no festival Sundance, passaram-se apenas dez semanas.
• A apresentadora de TV Oprah Winfrey está no elenco de Selma, como uma senhora humilhada que se junta aos manifestantes
• Em O Grande Hotel Budapeste o elenco inclui 4 vencedores do Oscar: Adrien Brody, Tilda Swinton, Fisher Stevens e F. Murray Abraham. E também 11 atores indicados ao prêmio: Bill Murray, Jude Law, Jeff Goldblum, Edward Norton, Owen Wilson, Harvey Keitel, Bob Balaban, Tom Wilkinson, Willem Dafoe, Saoirse Ronan e Ralph Fiennes.
Boyhood
12 anos para fazer isso? Jura? Não conseguiram em 12 anos pensar em um diálogo de efeito para o filme todo??!?!!? Desculpe-me os atores que gastaram 12 anos de suas vidas fazendo esse filme… mas eu esperava mais! Todo filme que se baseia exclusivamente em diálogos tem que ter um mais marcante, e esse não tem. Para mim é um filme que passaria batido….
Birdman
A história é bacana, as atuações são fantásticas e o efeito de uma única cena ficou interessante. Mas acaba que fica meio cansativo. Tinha horas no filme que eu olhava pro lado, ficava inquieta na cadeira… as vezes para dar o efeito de câmera prolongado, parecia que eles enrolavam para fazer dar certo, e isso começou a encher. Como filme, a história, o contexto, foi show. Mas não é um filme que eu assistiria de novo.
Whiplash
Eu gosto de filmes que falam sobre música, especialmente Jazz. E esse tirou meu fôlego, quando o garoto tocava, eu ficava absolutamente absorvida. As atuações foram ótimas, tem uma história bacana… e o fim? Olha… eu particularmente não gostei, mas é porque para meu gosto eu não sou fã desse tipo de fim. Mas sei também que muita gente gosta… então não tiro pontos do filme por isso. É um ótimo concorrente ao Oscar. Vale a pena conferir.
O Grande Hotel Budapeste
Bom, na época eu já falei do Grande Hotel Budapeste aqui. É um estilo de filme que eu gosto, é uma comédia contida, estilo britânico, que eu prefiro. As atuações são boas, a fotografia é muito bonita. Enfim, é um filme que vale a pena assistir e merece estar nessa disputa.
Agora chegamos aos filmes baseados em histórias reais.
Selma
Martin Luther King é uma lenda, e achei uma pena o filme ter se chamado “Selma”. O coitado deve estar se retorcendo no túmulo. Mas tirando isso, o filme retrata os bastidores do movimento negro que aconteceu nos Estados Unidos na década de 60. O filme é bom, nenhuma atuação grandiosa, mas boas atuações. Quem gosta do tema, vai achar o filme interessante. Eu só achei que tem certos momentos que tem muito bla bla bla não tão informativo como poderia ter sido. Parece que eles se preocuparam muito em “fazer um filme” e pouco em “mostrar a história real por trás do filme”.
Sniper Americano
Queridinho do Oscar, por ser um filme (as vezes exageradamente) patriótico. Tirando o discurso de “para um bem maio” e “preciso servir meu país”, o filme é muito bom. A história do atirador de elite Chris Kyle é comovente, instigante e forte. Achei a atuação de Cooper muito boa, e a direção de Clint Eastwood muito boa.O próprio Kyle que escreveu o livro no qual foi baseado o filme. É intenso. Entendo perfeitamente todas as indicações, e a história flui com bom entendimento. Gostei.
Eu não escondo minhas preferências, chegamos agora nos meus dois queridinhos de Melhor Filme (não desmerecendo os outros, claro!)
O Jogo da Imitação
Conta a história do matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação, Alan Turing, que ajudou o pessoal da Triplica Aliança a encurtar em pelo menos 2 anos a Segunda Guerra Mundial. Além de ser pioneiro na criação do computador moderno (conceito de algoritmo) e inteligência artificial. Conta a história desse gênio, que era complexo, arrogante, com muitas manias e cheio de TOCs. E apesar de toda sua contribuição ao mundo moderno, Turing foi castrado quimicamente por ser homossexual (que era proibido na época). E desculpe a Rainha da Inglaterra, mas não ela que devia conceder o perdão a Alan Turing, e sim deveria pedir perdão a ele! Enfim, é um filme muito bom. Merece muitíssimo a indicação.
A Teoria de Tudo
Achei que Hawking tinha morrido e reencarnado no rapaz Que atuação! Mas falando do filme. Achei que poderia contar um pouco mais a história da genialidade de Hawking, se focou muito na esposa e no relacionamento dos dois. Ok, eu já esperava por isso, afinal, é baseado em um livro que ELA escreveu. Ainda assim, a estrela é ele. Ela só é isso, por ele, então acho que podia ter um pouco mais dele… Mesmo assim o filme brilha, tem uma sequencia muito boa, e é visualmente um lindo filme. É emocionante e merece também estar nessa disputa.
Considerações finais.
Infelizmente nem sempre o que a gente torce é o que vai ganhar. Acompanhando Hollywood ao longo dos últimos anos, acredito que irá ganhar Birdman.
Minha escolha seria O Jogo da Imitação. Basei essa escolha também nos Oscar que eu escolheria para Melhor Ator e Melhor Atriz, mas isso fica para amanhã!
Fiquem de olho, antes do Oscar vou soltar sobre atores e atrizes 😉