Agora eu vou falar um pouquinho sobre os indicados ao Oscar de Melhor Atriz e de Melhor Ator.
Os que estão concorrendo de Melhor Ator, esse ano vai ser muito difícil.
Steve Carell, Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
Bradley Cooper, Sniper Americano
Michael Keaton, Birdman
Benedict Cumberbatch, O Jogo da Imitação
Eddie Redmayne, A Teoria de Tudo
Steve Carrel, o eterno “Virgem de 40”, brilha em “Foxcatcher”, e mostra a que veio. Com uma maquiagem que quase o deixa irreconhecível, sua atuação foi ressaltada pelos olhares e sua presença.
Brandley Cooper, forte candidato ao prêmio, ele estudou muito sobre o personagem. Aprendeu sotaque texano, e ganhou uns quilos de músculos para interpretar.
Michael Keaton que me perdoe, mas apesar de uma excelente atuação… eu já vi ele assim em outros filmes. Não achei nada extraordinário, nada além do que ele já fez. O filme é excelente, a atuação é sim, muito boa. Mas não acho exatamente merecedora do Oscar… foi um ótimo concorrente.
Benedict Cumberbatch é um excelente ator. E brilhou muito em seu papel. Os tiques, as neuras, a mudança de pura presunção até a perda da própria identidade é nítida em seu olhar durante o filme. Na minha opinião, se não fosse o próximo candidato, ele teria ganho… mas ai eu assisti…
Eddie Redmayne é inegável o brilhantismo que ele encarnou Stephen Hawking. Ele teve apenas um encontro com o cientista, e conseguiu montar o personagem com desenvoltura. Adquiriu perfeita noção de corpo e mente, tudo nele estava de acordo: o andar, o olhar, tudo. Foi de arrepiar a atuação desse “menino”.
Agora é a vez das mulheres. Segue as indicações de Melhor Atriz
Felicity Jones, A Teoria de Tudo
Julianne Moore, Para Sempre Alice
Rosamund Pike, Garota Exemplar
Reese Witherspoon, Livre
Marion Cotillard, Dois Dias, Uma Noite
Felicity Jones ganhou um excelente papel nesse filme. Como já falei, em A Teoria de Tudo aborda muito mais a visão da ex-esposa do Hawking, do que o brilhantismo dele. E isso deixa espaço para Felicity brilhar. E ela o fez. Forte candidata.
Julianne Moore é uma excelente atriz, e acredito que essa seja uma grande chance da atriz de ganhar o Oscar. O papel é impactante, ela o desenvolveu com delicadeza e carisma.
Rosamund Pike mostrou que pode ser uma excelente atriz (e não apenas uma garota Bond), mas ainda acho que não é dessa vez. Mas foi uma excelente atuação em um filme muito bom.
Reese Witherspoon se entregou a esse papel, não se importando com beleza e sim com atuação. Ela também captura a essência da personagem, e se entrega a esse filme.
Marion Cotillard tem o mesmo problema de Michael Keaton para mim. Uma excelente atriz, um excelente trabalho… mas algo que já vi na carreira dela. Não foi surpreendente.
Minhas apostas são:
Eddie Redmayne e Julianne Moore