Muito se falou hoje sobre o Dia Internacional da Mulher, sobre como nós somos guerreiras, batalhadores e um monte de coisas bonitinhas.
Mas quase ninguém falou sobre igualdade de direitos. Menos ainda foram aqueles que levantaram a questão que hoje ainda no Brasil vivemos uma sociedade patriarcal, e que a maioria das mulheres em uma mesma função que o homem, ganha menos.
Não ouvi ninguém ressaltando o quanto é absurdo e degradante pensar que um terço dos estudantes estuprariam se ninguém ficasse sabendo.
Não ouvi nenhum pai falar para o filho que mulher deve ser respeitada, e que ela tem direito de se expressar da forma que ela quiser. E que uma roupa não indica nada sobre as vontades dela. E que se ela falar “não” é “não”. Não existe essa de “ela se insinuou” ou “mas ela queria mesmo que não soubesse”.
O que eu vi foram muitos esteriótipos. Muitas flores, muitos corações, muito rosa e vermelho. Muitas mulheres e desenhos de mulheres magras com longos cabelos. Mulheres sensuais, mulheres objetos.
O que me salvou foram alguns parcos posts com vários tipos de mulher, com a roupa da “mulher maravilha”, dizendo que independente da cor e do biotipo, somos todas lindas e perfeitas.
O que salvou foi um amigo meu homem, compartilhar a seguinte mensagem:
“Não transe.
Não beba.
Não fale.
Não discuta.
Não use essa roupa.
Não sente desta maneira.
Não deixe os pelos crescerem.
Não corte o cabelo tão curto.
Não fale palavrão.
Não pratique esportes.
Não opine.
Mas, hey, sorria! Hoje é seu dia.
Seu dia, vadia. Promíscua. Bruxa. Vagabunda. Safada. Vitimista. Culpada. Puta. Burra. Fraca. Inferior. Cachorra. Feminazi.
Mas, hey, hoje é dia de alegria!
Alegria pra você, que foi guilhotinada. Queimada. Calada. Mutilada. Trancada. Estuprada. Oprimida. Abusada. Assediada. Mal-tratada. Privada.
Mas, hey, toma aqui uma flor!
Sorria.
E engula a dor.
– Via Petra Pinheiro”
É Emma… Sou eu, e vai ser agora! E você???
Não entendeu? Confira esse discurso (no link você tem a tradução por escrito): http://literatortura.com/2014/09/confira-traducao-discurso-feminista-realizado-por-emma-watson-em-evento-da-onu/
E um pouco de descontração mais de um assunto bem sério: