Bridget J0nes – Louca Pelo Garoto promete colocar um ponto final a saga de uma grande heroína. Será que valeu a pena esperar?
Decidi escrever a crítica desse livro que li no ano passado. Isso porque estava passando na televisão um especial dos Bridget Jones: “O Diário de Bridget Jones” e “Bridget Jones No Limite da Razão”. E eu lembrei que o filme 1 é ótimo, e parecido com o livro. Já o filme 2 é um desastre completo.
Uns 2 anos atrás a Editora Companhia Das Letras lançou aqui no Brasil, ao que parece ser, o último livro Bridget Jones escrito por Helen Fielding. Ela acompanha mais ou menos a idade da personagem depois de anos, onde Bridget protagoniza o livro agora com quase 50 anos, mãe de 2 filhos, viúva mas muito viva e em busca de novos rumos da vida.
Eu, particularmente fiquei muito chateada com a viuvez da personagem. Acho que faltou imaginação da autora em protagonizar uma heroína que esteja casada e tenha tantas ou mais aventuras de uma solteira. Mas Helen sempre se mostrou adepta das heroínas solteiras, infelizmente.
O livro é bem escrito, isso não deixa a desejar. Mas foi a história propriamente dita que me incomodou. Bridget não parece 14 anos mais velha. Ela parece que teve filhos na adolescência, e que agora que os filhos estão maiores, ela esta aproveitando uma parte da vida que nunca teve. O que para quem leu todos os livros (ou ao menos assistiu aos filmes) sabe que não é verdade. Bridget só encontrou Mark depois dos 30, alias, na época, a graça dos livros e dos filmes era a “nova mulher de 30”, que não precisava estar casada ou já ser mãe.
Lamento dizer que o livro descambou para tudo aquilo que eu não gosto. Ou seja, uma posição ridícula de “eu amo ser solteirona”. Isso só teria dado certo SE (e somente SE) ela não tivesse encontrado o Mark. Ele é o príncipe encantado de muitas mulheres (e que o ator Colin Firth interpretou belamente e me fez suspirar), inclusive da própria Bridget.
Enfim, para quem não se incomoda com isso, ou acha que a autora fez certo, o livro é bem escrito. Ou para quem quer ver o “final” da saga da heroína, também vale a leitura.
Como disse, para mim, o erro foi do próprio percurso da história. O livro continua engraçado, envolvente e de leitura agradável.
Vale a pena? É com vocês ♥♥♥
Bridget J0nes – Louca Pelo Garoto
Escritora: Helen Fielding
Editora: Companhia Das Letras
Nota: 3/5