Essa semana eu assisti em casa o filme O Abutre, com o Jake Gyllenhaal. Muitos críticos adorara o filme… eu achei que faltou algo.
Eu gosto do tema de psicopatas, e já li alguns livros sobre isso. Claro, sou leiga, mas pra quem gosta do tema, notou que o filme e o personagem não foram bem construídos.
O personagem de Jake é o desempregado e ladrãozinho Louis Bloom, que em uma noite viu um cinegrafista registrar um acidente, e ganhar um dinheiro com isso. Louis não é inteligente e nem dissimulado para ser um psicopata. Mas não é “normal” para ser só alguém com problemas. Tem cenas do filme que seu “carisma” beira a uma forçada caraterização que não é legal para esse tipo de personagem. Ou seja, no final, não explica para que veio o personagem.
Acredito que para um filme complexo e com uma temática tão interessante, o roteiro deixou MUITO a desejar. Se você vai fazer um roteiro com esse tipo de personagem (sendo ele psicopata ou não), no mínimo que você tem que fazer é estudar (vide Garota Exemplar, esse é um exemplo perfeito de estudo por trás de psicopatia que gerou um roteiro MUITO melhor).
Em O Abutre, eles tinham a faca e o queijo na mão. Atores excelentes (além de Jake, o elenco conta com Rene Russo) e uma história que se fosse bem trabalhada, poderia ser incrível! Mas por falta de elaborar mais o personagem, deixou muitas pontas soltas e sem sentindo.
Parece que tentaram fazer algo criticando a imprensa marrom, que o filme se perdeu ali no meio. É uma pena…
E você? Assistiu? Concorda? Discorda?
Deixe um comentário!