Critica do livro Coraline

Bom, vou começar dizendo que AMO Neil Gaiman, um dos meus autores favoritos. Ele escreveu livros e quadrinhos incríveis!

Ele escreveu Deuses Americanos, Sandman, e sobre Os Perpétuos. Inclusive foi baseado nos Perpétuos de Neil Gaiman que eu fui de osplay da Death (Morte) para a Comic Con Experience, e meu marido foi de Destiny (Destino).

Critica livro Coraline Neil Gaiman Blog Favoritos (1)
Death

Critica livro Coraline Neil Gaiman Blog Favoritos (2)
Destiny and Death

E um dos livros dele que eu mais gosto é Coraline. Alias, livro que virou longa metragem de mesmo nome em 2009. É um filme em stop motion, que é uma técnica de animação foto a foto (ou frame a frame). No caso de Coraline são bonecos de modelar que são minimamente mexidos e fotografados, até formar o movimento completo, e posteriormente o filme todo é feito dessa forma (ou seja, dá trabalho pra CARAMBA).

Coraline5
Cena de Coraline (2009)

O livro é ótimo, super tranquilo de ler, com uma leitura dinâmica e envolvente. Recebeu elogios de Philip Pullman (Fronteiras do Universo) e Lemony Snicker (Desventuras em Série).

O que eu gosto da forma de escrita de Gaiman é que é gostosa de ler. Ele escreve com maestria, sem precisar utilizar palavras rebuscadas ou formação de frases complexas (o que muitas vezes pode quebrar uma leitura rítmica). Mas ainda assim é uma leitura rica e primorosa.

A história de Coraline é cheia de amor, magia, e a eterna luta entre o bem e o mal. Não existe romance no livro, estamos falando de uma criança. E o autor se atém a isso. Ele não faz “livros para vender”. Ele faz livros para sonhar, para acreditar em magia, mesmo adulto. É muito gostoso.

Critica livro Coraline Neil Gaiman Blog Favoritos (3)

Inclusive o livro é considerado do tema horror e fantasia, então não se enganem achando que é história de criancinha boba. Ele cria um universo paralelo incrível.

Coraline ganhou os prêmios Hugo Award e Nebula Award de melhor novela de 2003 e o Bram Stoker Award de melhor trabalho de novos escritores de 2002.

O livro tem ilustrações do célebre quadrinista Dave McKean (que já fez outros trabalhos com Gaiman, como Sandman e Death). Essa minha edição de Coraline do Neil Gaiman é da Rocco.

Nota: 5/5

 

Posted Under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *