Evento busca desenvolver a conscientização ambiental
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, realiza no dia 23 de agosto, das 14h às 17h, a 39ª edição do Domingo Ecológico na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. O evento busca desenvolver atividades que possam multiplicar a conscientização de um meio ambiente saudável, a integração entre família, escola e comunidade. Nesta edição o Dia do Folclore será comemorado, lembrado em 22 de agosto. Todas as atividades são gratuitas.
O 39º Domingo Ecológico tem apoio da empresa Mann Hummel e parceria da papelaria Nippon, que faz exposição de vários títulos, que podem ser adquiridos no próprio local. A papelaria Nippon, tem realizado doação de vários títulos, ao Bosque do Saber.
De acordo com a gestora do Bosque, Lucelaine Dias, o Dia do Folclore é uma data especial e por isso será mencionado no domingo. “Fazendo uma alusão sobre o tema, Folclore é um conjunto de lendas, conhecimentos, canções, tradições e costumes de um povo. Todos nós, com certeza, conhecemos ou pelo menos, já ouvimos falar da “Lenda do saci Pererê”, ou da “Mula sem Cabeça”. Já ouvimos canções de ninar, como por exemplo, “Boi da Cara Preta”, enfim, desde pequenos, mesmo sem saber, já participamos das tradições do povo e que envolvem o Dia do Folclore. O 39º Domingo Ecológico, não tem como tema central o Folclore, mas não podia deixar de fazer uma menção sobre mais esta data”, explica Lucelaine.
Os participantes poderão assistir à peça teatral “O casamento de Rosinha” às 14h. Das 15h às 16h terá a oficina de Ecoleitura para faixa etária de 2 a 6 anos. Das 15h às 16h terão mais três oficinas umas de Brincadeiras Populares “Balangandã” com faixa etária de 4 e 5 anos, outra com Nau dos Mestres “Brincando com a Ciência” para todas as idades e a oficina Ecopedagógica com o boliche de personagens folclóricos para crianças de 7 a 11 anos. Para encerrar as atividades terá mais uma exibição da Peça teatral “O casamento de Rosinha”.
O Bosque do Saber, através dos trabalhos realizados, busca incentivar, a cada evento, a interação família-escola-comunidade, de forma a otimizar uma gestão participativa e democrática, onde todos os segmentos da sociedade, funcionários, alunos, pais, comunidade local e população em geral, possam atuar, desde a sugestão de ideias até, a realização de projetos mais elaborados, sempre buscando uma maior qualidade de ensino, através de projetos interativos, que permite uma maior cumplicidade de todos, enquanto cidadãos.
Cronograma
14h às 15h – Peça teatral “O casamento de Rosinha”
15h às 16h – Oficina de Ecoleitura – 2º Cantinho Verde – Hortelã – faixa etária de 2 a 6 anos (40 vagas);
15h às 16h – Oficina de Brincadeiras Populares – ‘‘Balangandã“ – faixa etária de 4 e 5 anos ( 40 vagas);
15h às 16h – Oficina Nau dos Mestres – “Brincando com a Ciência” – todas as faixas etárias (40 vagas);
15h às 16h – Oficina Ecopedagógica – Boliche – Personagens do Folclore – faixa etária de 07 a 11 anos (30 vagas);
16h às 17h – Peça teatral “O casamento de Rosinha”
Lembrete
Algumas oficinas possuem vagas limitadas e as inscrições serão realizadas das 13h30 às 14h no local. Os visitantes e participantes poderão colaborar com a Escola Ambiental doando quaisquer materiais recicláveis para reposição.