De 20 de agosto a 2 de setembro, 30 ilustrações digitais de artistas nacionais poderão ser apreciadas gratuitamente na mostra The Skull Show
Gente, eu fui na vernissage do “The Skull Show” e ADOREI a exposição de obras. O Galleria Shopping e a Galeria Urban Arts se uniram e presenteiam os clientes do shopping com a exposição inédita The Skull Show. De 20 de agosto a 2 de setembro, os visitantes do empreendimento poderão conferir, gratuitamente, 30 ilustrações digitais de artistas brasileiros retratando caveiras, ícones com forte presença na moda, decoração e joalheria atuais.
A exposição, dividida em 13 painéis, esta montada na praça de eventos do primeiro piso do shopping, em frente à Livraria da Vila, e reunirá trabalhos de diferentes artistas brasileiros, como Russ e Francisco Valle.
Para a gerente de marketing do Galleria Shopping, Regina Mello, realizar uma exposição com artistas brasileiros renomados e outros não tão conhecidos do grande público reforça o incentivo à arte e à cultura, o que é um dos pilares do empreendimento. “Queremos reforçar que o Galleria é muito mais do que um centro de compras. É uma opção completa de convivência, lazer e de cultura. E uma exposição assim, inédita, é uma grande oportunidade de fazermos isso e presentearmos nossos clientes. Acreditamos que a exposição vai ajudar a desmistificar a questão da caveira e encantará o público de todas as idades”, explica.
Esta é a primeira vez que a galeria expõe seus quadros em um shopping e, segundo a gerente da loja, coordenadora e cenógrafa da mostra, Laís de Luna, a ação atende a um dos pilares da Urban Arts, que é democratizar a cultura. “Ficamos muito contentes com o convite, pois disseminar a arte em diferentes espaços é uma de nossas ideologias. E uma exposição no Galleria, que tem um público grande e diferenciado, e ainda gratuita, é uma ótima forma de atingir esse objetivo”, conta.
Sobre a escolha da caveira como tema da exposição, Laís explica que a busca era por um assunto fora do comum, que atraísse os clientes do shopping. “A caveira é um símbolo que mexe com o imaginário das pessoas, chama a atenção, tem um tom de provocação. Além disso, algumas dessas pinturas são muito conhecidas e apreciadas”, afirma.
Sobre a The Skull Show
Diferentemente do que muitos pensam, o símbolo de caveira também traz mensagens positivas, como a celebração do amor e vida eternos. Há ainda culturas que acreditam que a caveira é um poderoso amuleto “espanta mau-olhado”.
A história é mais ou menos assim: foi no século XVII que a má reputação da caveira começou. Ela tornou-se conhecida em meio às guerras e pragas que assolavam diversos países da Europa.
Entretanto, a sua representação nesse mesmo período tinha cunho poético. De acordo com uma das vertentes da história, os maridos, quando convocados para as guerras, presenteavam suas esposas com um maxi-anel com uma caveira entalhada. Caso o marido não voltasse da guerra, todos saberiam que aquela mulher teve uma pessoa que lhe dedicou amor eterno.
A caveira é uma representação ambivalente da vida e da morte, que principalmente o anel de caveira traz. Ele nos mostra um lado triste, mas apaixonante, de uma história que já dura séculos. Ela também é considerada um símbolo de igualdade, pois retrata como somos verdadeiramente, após a morte. Não levamos nada, restando apenas nossos ossos.
Em meados de 2005 e 2006, houve o grande “boom” das caveiras, agora inseridas no contexto de moda, especialmente com os estilistas Alexandre Herchcovitch e Alexander McQueen, que lançaram muitos produtos com temática de caveira. Depois disso, o símbolo saltou para a decoração e a arte em geral. Repletas de detalhes e ousadia, as caveiras definitivamente conquistaram um público fiel, já fazem parte do nosso dia a dia e estão representadas nas mais inusitadas formas de expressão da arte contemporânea.
Sobre o Galleria Shopping – Com sua arquitetura diferenciada, marcada por um grande vão central a céu aberto e um jardim interno de mais de 7 mil metros quadrados, o Galleria Shopping, pertencente à Iguatemi Empresa de Shopping Centers, destaca-se como um dos mais sofisticados centros de compras do país. Inaugurado em outubro de 1992, foi o responsável por introduzir no país o conceito definido pelos norte-americanos como “lifestyle”, ou estilo de vida, por ser um shopping aberto (“open mall”). Possui como diferencial a integração das lojas, restaurantes, cafés e muito entretenimento, com um ambiente paisagístico que valoriza as áreas livres e arborizadas. Oferece um mix de operações diversificado, formado por lojas especializadas em moda feminina, masculina e acessórios, além de opções de gastronomia, lazer e entretenimento. Possui uma completa alameda de serviços, oferecendo conforto e comodidade para os clientes. Ampliado em 2012, possui cerca de 200 lojas, distribuídas em 32,2 mil metros quadrados de ABL.
Sobre a Urban Arts – Desde 2009, a Urban Arts divulga e comercializa trabalhos de artistas, designers e ilustradores de talento. Concebida e dirigida por André Diniz, se tornou referência no mundo da arte digital e da ilustração. Após dois anos de existência on-line, a primeira galeria física foi inaugurada na capital de São Paulo e são diversas franquias por todo o país. Em Campinas, Rachel e Karla Bratfisch comandam a curadoria e administração da loja que, além do formato diferenciado de vernissages com atrações musicais e gastronômicas, também apresenta agenda própria de eventos, com parcerias, exposições, Design Day, Pet Lovers e outros. Há dois anos na cidade, a galeria passou por reestruturações desde que mãe e filha assumiram o negócio, ao final de 2014. Além da recente reorganização da equipe, que desde janeiro conta com a arquiteta Laís de Luna como gerente, a proposta da Urban Arts Campinas também foi atualizada. “Mais do que sermos uma galeria de arte acessível e com opções de arte para todos os gostos, também oferecemos um espaço de convívio para pessoas que apreciam arte e tudo que envolve o tema”, afirma Rachel.
Gente, vale super a pena, podem ir apreciar e dar um passeio nesse shopping que é muito lindo ♥
E para nós também teve essa delicia: