Ontem eu fui assistir o filme “Perdido em Marte”, com o Matt Damon, e acredito que a maldição finalmente foi quebrada!
Embora que, eu sempre gostei de “Marte Ataca”, por mais exagerado que seja, não é um filme ruim. Exagero por exagero, humor muito mais afiado do que filmes do gênero “Todo Mundo Em Pânico”, e com certeza, com atuações muito melhores. Mas visando a bilheteria, não tem como negar que todos os filmes sobre Marte até hoje foram um fracasso.
Em “Perdido em Marte”, o filme gira em torno do personagem de Matt Damon, um botânico da Nasa que é dado como morto por sua tripulação, após ser atingido por destroços em meio a uma gigantesca tempestade de areia. O filme prende, você fica angustiado pelo personagem, sozinho, em Marte. A atuação dele é incrível, assim como sua mudança corpórea (no começo do filme, um astronauta forte, quando finalmente é resgatado, um solitário acabado, magrelo, e com os dentes destruídos).
O filme se foca nos momentos de crise. Não aparece pormenores de sua sobrevivência diária. E acho isso um trunfo do filme, tornando-o dinâmico e estimulante do começo ao fim. Talvez se tivessem acrescentado uns 5 minutos a mais no filme, explicando o tempo do personagem sozinho no planeta vermelho, seria mais interessante.
A melhor parte é saber que houveram estudiosos que ajudaram a basear o filme em teorias existentes, e coincidir com o que já sabemos sobre Marte. Essa verosimilhança deixou o filme mais empolgante ainda.
E finalmente um filme que Sean Bean não morre! Mas que foi extremamente engraçado eles usarem uma referência de “Senhor dos Anéis” bem em uma cena que o próprio Boromir estava presente, ah, isso foi!
É isso ai, para quem gosta de um bom sci-fi “real”, vai adorar o filme.