Hoje é o dia Mundial do Macarrão! E como uma boa descendente de italiana que sou, não poderia deixar esse dia passar em branco né! Então eu vou contar um pouquinho sobre as lendas e algumas curiosidades que envolvem essa deliciosa comida.
Hoje (25/10) é o Dia Mundial do Macarrão, a data foi instituída no ano de 1995 durante o I Congresso Mundial de Pasta, em Roma, Itália. O evento reuniu os principais fabricantes de massa de todo o mundo. Eu queria ter estado lá e provado, hehehe
A palavra macarrão veio do verbo maccari, de um antigo dialeto praticado na Sicília, e significa “achatar”. Mas a palavra maccari, também vem de outra língua, vem da palavra grega makar, que quer dizer “sagrado”.
Para nós, aqui no Brasil, um dos macarrões mais populares seria o espaguete. Essa palavra é o “aportuguesamento” da palavra italiana spaghetti, que é o diminutivo de spago, que significa “corda”.
Existem várias histórias contando a origem do macarrão.Uma bem popular é a história de Marco Polo, o navegador italiano que trouxe o produto da China e mudou os hábitos italianos. Mas será que é isso mesmo?
Marco Polo foi um navegador famoso italiano no século XIII. Em 1271, ele foi em uma expedição à China, onde permaneceu por 24 anos. Quando finalmente voltou para Veneza, trouxe receitas de massas feitas com uma planta chamada “Sagu”. Mas ele nunca disse que sagu era trigo, ou que a massa era macarrão. Quem começou com esta história foi o editor do seu livro de memórias, que quis explicar melhor a planta e acabou inventando a origem chinesa do macarrão. Ou seja, pode até ser um bom editor, mais um péssimo marketeiro.
De acordo com os historiadores, o macarrão é mesmo de origem italiana, e surgiu na ilha da Sicília, por volta de 100 anos antes do navegador Marco Polo. Os sicilianos moíam o trigo e o misturavam com água e vinho branco, dando origem ao maccari. O prato começou a ser difundido para o resto da Itália quase na mesma época de Marco Polo. Por conta disso, somente as elites tinham acesso à massa, produzida de forma bem artesanal: os homens esmagavam os grãos de farinha com os pés delicioso, e depois misturavam água e ovos.
Dois séculos depois disso, o rei Francesco I mandou que se desenvolvesse uma forma mais higiênica de produção (aeeeeeee). Então surgiram as primeiras prensas hidráulicas. Por volta de 1800, com a expansão marítima, o macarrão foi levado ao resto da Europa e do mundo, comercializado, popularizado e amado ♥
No Brasil, o macarrão chegou junto com a imigração italiana, na segunda metade do século XIX. E nós somos imensamente gratos por isso! \o/
Você sabia que existem mais de 500 variedades de macarrão na Itália? E mais de 1000 tipos de macarrão instantâneo no Japão? Mas o maior consumidor de macarrão instantâneo é a China, que consome 44,2 bilhões de porções por ano! E o Japão só esta em terceiro lugar, o segundo lugar é a Indonésia. Nós aqui no Brasil ficamos em 10º lugar.
É isso gente, espero que tenham gostado ♥