O livro “Objetos Cortantes” é sobre uma garota ferrada, que se formou em jornalismo, e agora tem que enfrentar terríveis fantasmas do passada para escrever um artigo que pode melhorar sua carreira. Isso torna o livro bom? Descubra aqui.
Como eu gostei muito do livro e do filme “Garota Exemplar”, que ganhei do meu marido, minha amiga Cazi me emprestou “Objetos Cortantes” que é da mesma autora, Gillian Flynn. Eita mulherzinha ácida e problemática! Ou ao menos, ela consegue escrever sobre serial killers e mulheres problemáticas como ninguém. Diria que é uma moderna “Sidney Sheldon”. O que é um baita elogio! Mas claro, a autora tem todo seu mérito, pois escreve de uma maneira bem fluida. Seu ritmo empolga, e o mistério, por mais “obvio” que possa parecer, nos entretêm também pela trama bem montada. Achei a mesma coisa em “Garota Exemplar” e nesse agora.
Em “Objetos Cortantes”, Gillian agora trás o oposto da alegre e “perfeita” Amy (personagem principal de Garota Exemplar). Camille Preaker é uma jornalista que acabara de passar uma temporada em um hospital psiquiátrico, pois tinha um fascínio em “se cortar”. Nunca fora uma jornalista brilhante, nem nunca se destacara em nada, preferindo um anonimato premeditado. Tanto é que saiu da cidadezinha minúscula que nasceu e viveu até a adolescência, Wind Gap, no Missouri (EUA) para se perder na multidão na badalada Chicago.
O chefe do jornal em que Camille trabalha sentiu o cheiro de notícia em Wind Gap depois do assassinato de duas garotinhas, e mandou a conterrânea cobrir o mistério. Mal sabia ele que estava mandando a garota de volta a lembranças doloridas e apagadas. Camille tem que aprender a conviver com a mãe (que nunca fora muito afetuosa), o padrasto (sempre distante) e a jovem meia-irmã (mimada e birrenta), enquanto tenta cobrir a história.
O drama de ficção é bem afiado e forte. É trabalhado sob psicologia pesada e que deixa os leitores mais sensíveis meio atônitos com as descobertas no decorrer do livro. Vale ressaltar que Gillian Flynn não veio para contar “historinhas para adolescentes” ou “contos com finais felizes”, então, antes de se aventurar em um dos livros da autora, se prepare.
Com uma boa construção e um texto com ritmo é com certeza um livro que agrada aos apreciadores de um bom drama psicológico e policial. Super indico ♥
Objetos Cortantes escrito por Gillian Flynn, aqui no Brasil foi publicado pela Editora Intrinseca. O preço varia entre R$16,90 e R$34,90.