Semana passada eu aflorei meu lado criança, e assisti Snoopy e Charlie Brown, e alguns dias depois também assistir O Bom Dinossauro. Apenas 6 meses depois do estonteante Divertida Mente, a Pixar lança esse longa metragem, que deveria ter sido entregue em 2014, e por erro de produção (inclusive, 64 pessoas foram demitidas por esse erro), o filme só estreou agora em 2016.
A ideia d’O Bom Dinossauro é contar um “presente alternativo”. Como seria nosso mundo, governado por dinossauros, caso a Terra não tivesse sido atingida por um meteoro e causado a extinção deles. O filme mostra os dinossauros como seres inteligentes, que tem suas famílias, plantações e até cultivam gado.
No começo do filme, papai e mamãe dinossauro tem 3 filhotes: o irmão forte, a irmã inteligente, e o irmãozinho desajeitado. E claro, o filma gira em torno do desajeitado, Arlo. Ele e sua família vivem em uma feliz fazenda, ao pé de uma montanha. Cultivam sua comida, e tem sua casa. Até que o pai começa a notar que sua comida estocada esta sendo roubada, então tenta incumbir o desajeitado Arlo para capturar o invasor.
————————–Devido a pedidos, estou anunciando que tem spoiler 😛
E na bondade de Arlo, e com a teimosia do pai, vemos uma cena que não vemos desde O Rei Leão (tão impactante quanto outra cena marcante no desenho Bambi). Quem imaginou “morte”, pode crer que acertou! E com a morte desoladora do pai, Arlo vai atrás do que ele acreditar ser a criatura que matou o pai. Só que nisso, ele é arrastado por uma correnteza e acorda muito longe de sua casa.
E quem é a criatura que ajuda ele? Isso mesmo! O terrível mini-humano que Arlo acreditava que foi culpado da morte do pai (e claro, não foi). E com essa inesperada amizade é que Arlo tem a força para conseguir voltar para casa, e ajudar sua mãe e irmãos antes do inverno chegar.
O que dá um certo “tilt” irônico, é o mini-humano ser o “bichinho de estimação” de um dinossauro. Obviamente é uma critica interessante sobre a humanidade.
Outra coisa é que muitas pessoas falaram que choraram nesse desenho, e eu, particularmente, mal e mal caiu uma lagrimazinha quando o Arlo e o Humano se despediram… talvez eu estivesse esperando uma choradeira, ou talvez Divertida Mente criou um alto padrão na minha cabeça….
————————— FIM
As cenas do filme são simplesmente estonteantes de bem feitas! É de perder o fôlego as paisagens (por isso, se possível, assistam em 3D). O Bom Dinossauro vale a pena assistir no cinema sim.
Filme: O Bom Dinossauro
Pixar
Nota: 4/5