12º FEVERESTIVAL em números
29 espetáculos
4 oficinas de formação
6 eventos especiais
7 espetáculos de rua
11 espetáculos adultos
4 espetáculos infantis
Mais de 2h30 de exibição de curtas-metragens (parceria com a Mostra Curta Audiovisual)
Com uma vasta programação inspirada no tema “Amor como (re)existência”, o 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas (FEVERESTIVAL) movimenta a cidade com múltiplas linguagens artísticas – teatro, dança, circo, fotografia e música – de 13 a 27 de fevereiro. Durante 15 dias, o público poderá conferir mais de 60 atividades entre espetáculos, intervenções, oficinas e bate-papos. A programação é composta por atividades gratuitas e com ingressos a preços populares (R$ 10,00 e R$ 20,00), facilitando o acesso a bens culturais e ocupando diversos pontos da cidade, como Teatro Castro Mendes, Sesc Campinas, CIS Guanabara, Estação Cultura, Pedreira do Chapadão, terminais de ônibus, entre outros. “Nesta edição, fomos desafiados a reunir propostas que evidenciassem o amor como forma de existência e resistência. Assim, optamos por trabalhos onde o amor se traduzisse em maneiras originais de povoar a cena, as ruas, de reunir os corpos e as ideias”, afirmam os curadores Eduardo Okamoto, Patrícia Ceschi e Vicente Júnior, lembrando que, dentre tantas propostas expressivas de todo o Brasil, alguns pontos se destacaram: a grande diversidade, quantidade e qualidade de trabalhos para palco; a variedade de expressões teatrais para a rua; a perspectiva de encontro entre diferentes abordagens oriundas de diversas regiões brasileiras.
O público poderá conferir espetáculos de São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará. Para o Núcleo FEVERESTIVAL, formado por Cynthia Margareth, Cristiane Taguchi e Mariella Siqueira, a temática surge urgente na sociedade contemporânea. “Os discursos de ódio, de intolerância e de cegueira raivosa parecem contaminar os nossos dias; em resposta evocamos o amor – entre amantes, entre gerações; o amor pela arte, pela casa, pelo ofício. O amor distante, ausente, proibido. Apaixonadas pela potência da arte caminhamos (re)existindo”.
E por falar em amor, embora a programação tenha início no dia 13 (sábado), no dia 12 (sexta-feira), às 12h, será realizada a ação poética chamada “Invasão Urbana – Cortejando Campinas” como um convite para que todos acompanhem a programação. Os locais dessa intervenção serão divulgados pela página do FEVERESTIVAL no facebook.
No dia 13, para a abertura, o FEVERESTIVAL recebe o grupo Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). Com quase 25 anos de carreira e reconhecimento internacional, o elenco traz o espetáculo “Muito barulho por quase nada”, no Teatro Castro Mendes. Duas estreias internacionais marcam a maratona artística: o Teatro de Los Andes, da Bolívia, com o espetáculo “Mar”, no dia 27, no Teatro Castro Mendes; e o italiano La Fabrica del Gesti com “Arrivi e Partenze”, na Praça do Coco, no dia 18.
Outro destaque é a presença do premiado ator Gero Camilo, no dia 16, no Teatro Castro Mendes, com “Aldeotas”, ao lado de Victor Mendes. Esta edição traz, ainda, uma programação infantil com a Mostrinha no Sesc Campinas, o Cabaré Família (que reúne gerações de artistas); o espetáculo multimídia #Mergulho, para crianças de um a seis anos.
Numa parceria inédita, o FEVERESTIVAL recebe curtas-metragens da Mostra Curta Audiovisual, no Sesc Campinas, para enriquecer a programação e promover o intercâmbio entre estas linguagens artísticas.
Dentro das atividades formativas, o FEVERESTIVAL traz as oficinas: Introdução ao Teatro de Objetos, com Sandra Vargas (Grupo Sobrevento – São Paulo/SP); Arrivi Partenze – A dança e música tradicional do Salento para o trabalho ator/bailarino, com Stefania Mariano e Claudio Prima, da La Fabbrica Dei Gesti; A Importância da construção da personagem no texto teatral, com Caio Andrade (Lorena/SP; Improvisação, Criação e imagens e sua utilização na elaboração da encenação, segundo a metodologia do teatro de Los Andes, com Alice Guimaraes e Gonzalo Callejas (Bolivia) e colaboração de Lucas Achirico.
Para unir arte e gastronomia, o FEVERESTIVAL promove, a cada noite, um ponto de encontro com shows musicais, exibição de filme, exposição fotográfica, saraus, cabarés e rodas de conversa. A programação de rua, em caso de chuva, será transferida em locais já terminados (ver programação abaixo).
O 12º FEVERESTIVAL conta com parcerias da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, SESC Campinas CDC, Preac, CIS Guanabara – Unicamp; Bons Ventos Coworking, Mostra Curta Audiovisual, Secretaria de Turismo, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Sindicato Químicos Unificados, Subsede CUT Campinas, Sindicato da Construção Civil, Sindicato dos Petroleiros, Sindicato dos Bancários Campinas, Sindicato dos Eletricitários (Sinergia).
12/02 (sexta-feira)
Evento Especial
INVASÃO URBANA – CORTEJANDO CAMPINAS
A MARGEM DAS VOLTAS
MOVIMENTO CULTURAL BRINCANTTI (Arthur Nogueira/SP)
“A margem das voltas” conta a história de Estrela, uma menina sensível e curiosa, que via o mundo da sua janela, até que um dia conhece Seu Nelson, um senhor que morava na janela ao lado. Toda a história é narrada e costurada com danças e cantos populares.
BANDA GERAL DO RISO
ENCONTRO GERAL DO RISO (Campinas/SP)
“A Banda Geral do Riso” é composta pelos palhaços do Barracão Teatro, Cia. Suno, Circo Caramba, Dupla Cia e Família Burg.
TRINCA-MATRACA – UMA MASCARADA DE RUA
TEATRO&CIDADE – NÚCLEO DE PESQUISA CÊNICA DO TU/UFMG
TRINCA-MATRACA é uma divertida “mascarada de rua” em que uma corte de cinco mascarados com espalhafatosos e excêntricos costumes saem pela cidade, numa espécie de procissão burlesca.
13/02 (sábado)
Espetáculo Adulto
20h – TEATRO CASTRO MENDES
MUITO BARULHO POR QUASE NADA
GRUPO DE TEATRO CLOWNS DE SHAKESPEARE (Natal/RN)
No escuro. Assim começa o espetáculo “Muito Barulho por Quase Nada”. Os barulhos começam a surgir, de todos os lados, ganhando corpo e formando o caos, sempre no escuro. O caos que pode acontecer em Natal, Nova York, Caicó ou Tóquio. Em meio ao caos, os barulhos dos iguais se buscam, se atraem… Luz! E lá estão eles. Um bando de idealistas em busca de viver de felicidade, de poesia. Direção: Fernando Yamamoto e Eduardo Moreira.
14/02 (sábado)
Espetáculo Infantil
14h e 16h – TEATRO CASTRO MENDES
#MERGULHO
ERANOS CÍRCULO DE ARTE (Itajaí/SC)
O espetáculo “#Mergulho”, voltado especialmente para crianças de 1 a 6 anos, conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam, com a ajuda da plateia, se encontrar. Utiliza como ferramenta técnica a projeção digital atrelada ao som, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética e que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador. Com Sandra Coelho e Leandro Maman; Direção: Max Reinert.
Espetáculo Adulto
20h – CENTRO CULTURAL CASARÃO
AS ESTRELAS SÃO PARA SEMPRE?
GRUPO KATHARSIS TEATRO (Sorocaba/SP)
O espetáculo “As Estrelas são para Sempre?” coloca em cena vários personagens anônimos, que falam línguas diferentes e habitam um espaço e um tempo sem referência, que só existem enquanto dura a percepção. As cenas remetem à infância, à vida adulta e à velhice, por meio de uma estrutura rapsódica e multilinguística. Direção: Roberto Gill Camargo. Elenco: Ademir Feliziani, Andréia Nhur, Lucas Donizetti e Paola Bertolini.
16/02 (terça)
Espetáculo de Rua
16h – REGIÃO CENTRAL, NAS PROXIMIDADES DA CATEDRAL
INTERMITENTES OU VAI E VEM
TEATRO & CIDADE NÚCLEO DE PESQUISA CÊNICA (Contagem/MG)
Em caso de chuva o espetáculo será realizado no Terminal Central.
Espetáculo Adulto
20h – TEATRO CASTRO MENDES
ALDEOTAS
GERO CAMILO E VICTOR MENDES (São Paulo/SP)
A trajetória de Levi e Elias, dois amigos de infância, que se reencontram em fragmentos de memórias na pequena cidade de Coti das Fuças. Por sua força poética e memorialista, “Aldeotas” é um texto teatral que arranca o leitor contemporâneo do espaço e do tempo hostis da modernidade, e o transporta à recordação daquelas experiências de vida mais sublimes que estão apenas adormecidas dentro de nós.
Texto: Gero Camilo; Direcão: Cristiane Paoli Quito; Elenco: Gero Camilo e Victor Mendes.
17 e 18/02 (quarta e quinta)
Espetáculo Adulto
20h – CIS GUANABARA
SALA DE ESTAR
GRUPO SOBREVENTO (São Paulo/SP)
A fragilidade humana foi o ponto de partida da pesquisa que o SOBREVENTO empreendeu no campo do Teatro de Objetos, e que resultou em um espetáculo itinerante, que se assemelha a uma instalação plástica, que convida o público a se aproximar, como que para ver um quadro, o que garante à montagem um clima de intimidade e proximidade com os espectadores. Direção: Luiz André Cherubini; Dramaturgia e interpretação: Sandra Vargas, Sueli Andrade, Roberta Nova Forjaz, Liana Yuri, Daniel Viana e Maurício Santana.
18/02 (quinta)
Evento Especial
20h30 – PRAÇA DO COCO
CURTA A PRAÇA
ARRIVI E PARTENZE
LA FABBRICA DEI GESTI (Manigold-Lecce – Itália)
Arrivi e Partenze é um percurso entre as músicas tradicionais do mediterrâneo. O Organetto e a voz reinvocam sons ancestrais que tiveram a força de se propagar até os dias de hoje. Este concerto é resultado de uma longa pesquisa no universo das músicas tradicionais da região do Salento, na Itália, terra de origem do músico Claudio Prima. O Salento foi e ainda é uma importante ponte entre o Mediterrâneo e a Europa, e tem acolhido diversos povos como turcos, franceses, gregos, espanhóis, normandos. Todos deixaram uma herança que enriquece o patrimônio tradicional desta terra. O espetáculo é composto por músicas inéditas/originais e tradicionais, que se nutrem com as coreografias de Stefania Mariano, pesquisadora e coreógrafa da dança tradicional da região do Salento.
Em caso de chuva o evento será realizado no Centro Cultural Casarão.
19/02 (sexta)
Espetáculo Adulto
20h – TEATRO DO SESC CAMPINAS
DEZEMBRO
ISSO NÃO É UM GRUPO (São Paulo/SP)
Com uma linguagem simples e direta, mas repleta de metáforas, o premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón nos transporta para a noite de Natal de 2020 durante uma guerra fictícia na América Latina. De forma tragicômica vemos Jorge – o irmão mais novo de três irmãos e recém-chegado do front para a trégua de Natal – sendo recebido pelas gêmeas Paula e Trinidad, que tem posicionamentos políticos e ideológicos divergentes em relação à guerra. Em cena vemos emergir questões íntimas de suas existências enquanto do lado de fora há uma guerra e a vida está convulsionada por sérios conflitos sociais e políticos. Texto: Guillermo Calderón; Direção: Diego Moschkovich; Elenco: Carolina Fabri, Ernani Sanchez, Michelle Gonçalves.
20h – CENTRO CULTURAL CASARÃO
CABARÉ EXCÊNTRICO
Com alunos do workshop “Danças Excêntricas” – atores, dançarinos e palhaços – ministrado por Dorothy Max Prior.
20/02 (sábado)
Evento Especial
16h – CENTRO CULTURAL CASARÃO
CABARÉ FAMÍLIA (Campinas/SP)
Pela primeira vez no festival, pais e filhos são convidados a encenar juntos. Um espaço de troca, diversão e reflexão sobre o amor à arte. Reconhecido pólo cultural, Barão Geraldo abriga inúmeras famílias de artistas, que como uma trupe circense acabam por passar seus conhecimentos de geração em geração. Entre brincadeiras e ensaios, reuniões de grupo e produções de cabarés, essas crianças crescem com um convívio peculiar e encaram o encenar como parte de seus dias. Com Anabela Leandro, Edu de Maria e Francisco Leandro / Ana Cristina Colla, Daniel Salvi, Manuela Colla e Pedro Salvi / Cynthia Margareth e Theo Ferreira Pregnolatto/ Esio Magalhães, Tiche Viana e Miguel Magalhães / Helena Figueira, Duba Becker, Ciro Becker e Chloe Becker / Joana Piza, Ivens Cacilhas, Maria Piza, Anaí Cacilhas, Guca Cacilhas, Rosa Cacilhas e Cora Cacilhas / Juliana Kaneto, Dilermando Santos, Cecília Akimi, e João Isuke / Marília Ennes, Marcos Becker e Lorenzo Ennes / Naomi Silman, Ricardo Pucetti, Noa Pucetti e Maya Pucetti / Vitor Poltronieri, Andréa Desidério e Cora.
Espetáculo Adulto
20h – TEATRO CASTRO MENDES
AQUI ESTAMOS COM MILHARES DE CÃES VINDOS DO MAR
OS BARULHENTOS (São Paulo/SP)
Este espetáculo é o resultado da encenação de 14 das 15 peças que compõem a obra “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias”, de Mátei Visniec. Inspirado no ritmo das grandes ressacas marítimas, a peça se desenrola em três tempos. O primeiro momento se inicia com sons de bombas, gritos e um general com dificuldades em organizar seus soldados (todos mortos) para o Desfile do Grande Perdão. O refluxo do mar, a ressaca em si, é o segundo momento, quando o espelho apresentado em cena reflete o caos. No ato conclusivo vem a calmaria após o retorno do mar. O golpe final será a solução encontrada para o desfile final do general e seus mortos. Direção: Rodrigo Spina; Elenco: Cadu Cardoso, Clara Rocha, Domitila Gonzalez, Elias Pintanel, Gustavo Pompiani, Lia Maria, Lucas Horita, Lucas Paranhos, Marina Campanatti e Murilo Zibetti.
21/02 (domingo)
Evento Especial
16h – SESC CAMPINAS
MOSTRINHA – CENAS CURTA E CURTA PARA A FAMÍLIA TODA
Cenas Curtas
RITALINO POCKET SHOW
TIAGO MARQUES (Londrina/PR)
O palhaço Ritalino tira da mala gags tradicionais e de criação própria para celebrar o encontro com o público! Daí surge até mesmo uma banda! A interação acontece a todo o momento de maneira leve e confortável, pois sempre quem se dá mal é o próprio Ritalino.
O POSTE
DANIEL SALVI (CAMPINAS/ SP)
A lâmpada de um poste precisa ser trocada. Uma tarefa simples para um profissional qualificado, mas que pode se tornar uma sequência de peripécias cômicas e catastróficas se realizadas por um “faz-tudo” inexperiente.
MOSTRA CURTA AUDIOVISUAL
EXIBIÇÃO DE CURTA METRAGEM
Duração total: 64 minutos
Faixa etária: Livre
Sansão, 15 minutos (Juiz de Fora/MG)
David Azevedo | Ficção | 2014
Lucas é uma criança muito criativa e solitária no apartamento onde mora com a mãe. Ao ver o cachorro de seu primo, quer ter um também, mas sua mãe não deixa. Um dia ele faz uma nova amizade: um pintinho. E tem uma grande ideia!
M I A D O, 11 minutos (Campinas/SP)
Maurício Squarisi | Animação | 2012
Quatro musicistas e o maestro ensaiam com toda dedicação para se apresentarem aos rigorosíssimos jurados, embora as instrumentistas estejam afinadíssimas, surpresas podem acontecer…
Se Não…, 15 minutos (Manaus/MA)
Moacy Freitas | Ficção | 2015
João, Juca, Guilherme e Marquinhos em suas brincadeiras do cotidiano sempre às voltas com o tal Zé Ninguém. Um dia, o sumiço do robô de Guilherme faz com ele acuse João de ter pegado.
Coisa-Malu, 23 minutos (Campinas/SP)
Paula Silva Cintra Ferreira e Tobias Rezende | Ficção | 2015
Um dia, seguindo o som de um pífano, Malu é transportada para um mundo mágico onde conhecerá diversos seres fantásticos. Nesse universo, Malu irá descobrir várias coisas. Mas que Coisa é ela?
Evento Especial
18h – CORETO DA PRAÇA CARLOS GOMES
CANÇÃO DO AMOR DISTANTE
ANA SALVAGNI E EDUARDO LOBO (Campinas/SP)
O amor ausente é tema universal e atemporal. A nostalgia, o amor e a tristeza presentes na “saudade” são elementos propulsores para o artista dar forma e vazão a estes sentimentos que o atormentam, ainda que, muitas vezes, a canção gerada não seja necessariamente triste. Canção do Amor Distante é um espetáculo que reúne algumas das mais belas canções brasileiras e estrangeiras. As canções são tratadas de forma apurada através dos arranjos e interpretações do violonista Eduardo Lobo e da voz de Ana Salvagni.
NÓS MARÍLIAS, LEITURAS DE CARTAS DE AMOR
NADJA DULCI (Brasília/DF)
“Nós Marílias” é uma intervenção urbana de leitura de cartas de amor. Cartas reais, escritas por pessoas de diferentes partes do Brasil e de países como Argentina, Portugal, Espanha, França e Itália. Em uma busca pela quebra do cotidiano duro das cidades, a intervenção urbana propõe uma transformação de cada um desses encontros em momentos especiais de reencontro com a memória sensível trazida pelas histórias de amor.
Concepção e performance: Nadja Dulce.
Em caso de chuva o evento será realizado na Estação Cultura.
De 22 a 25/02, das 18h às 22h
Local: Auditório do IA – UNICAMP
V SIMPÓSIO REFLEXÕES CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS
Em 2016 acontece o V Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas, que tem como objetivos oferecer um terreno fértil para a possibilidade de encontros potentes, estimular a integração dos conhecimentos especializados e atualizá-los na composição com todos interessados pelo assunto, garantindo o acesso a artistas, estudantes das pós-graduações e graduações, professores e pesquisadores de doutorado, mestrado e iniciação científica, além da comunidade em geral.
As universidades em geral, e as universidades públicas em especial, são espaços de grande responsabilidade social. Essa premissa não é retórica e deve se afirmar por práticas e políticas permanentes de democratização do conhecimento. Neste sentido, a realização do Simpósio busca a democratização do conhecimento, não como uma questão de transmissão (uma perspectiva positivista), nem mesmo de troca (uma perspectiva mercadológica) de saberes, mas de construção conjunta com a sociedade para além das estruturas que podem isolar certos segmentos de processos mais plurais de criação.
Acompanhe o V Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas
De 22 a 25 de fevereiro, no auditório do IA – Unicamp.
Programação:
➤ Dia 22/02/2016 | Corpo em Arte e Política
➤ Dia 23/02/2016 | Desmontagem
➤ Dia 24/02/2016 | Corpo e Processos Descoloniais
➤ Dia 25/02/2016| Dança e Performatividade
Mais informações podem ser obtidas no site: www.lumeteatro.com.br
23/02 (terça)
Espetáculo de Rua
16h – RODOVIÁRIA DE CAMPINAS (Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo)
TEATRO DOS SERES IMAGINÁRIOS
CACÁ SENA TEATRO DE BONECOS (Porto Alegre/RS)
É um espetáculo de teatro de bonecos, cuja história agrega diferentes linguagens – dramaturgia, artes visuais e literatura. O cenário é insólito e original, uma caixa de tecido suspensa a 1,5m do chão, com escotilhas na base para que os espectadores coloquem a cabeça e possam acompanhar tudo o que se passa ali dentro. Manipulação: Elaine Regina Lopes dos Santos, Sílvia Regina Ferrari Lucas Alves, Charles Mauricio Kray, Carlos Mezeck de Sena.
24/02 (quarta)
Evento Especial
20h – SESC CAMPINAS
CURTA O TEATRO – CENAS E CURTAS ADULTOS
Cenas Curtas:
CALÇOLAS
LISA VIETRA (Rio de Janeiro/RJ)
REDESCOBRINDO LAUTREC
NINA VOGEL (São Paulo/SP)
O ROLO DA LARANJA
CIA MOVIMENTE (Campinas/SP)
MOSTRA CURTA AUDIOVISUAL
EXIBIÇÃO DE CURTA-METRAGEM
Duração total: 67 minutos
Faixa etária: 16 anos
O Jogo, 18 minutos (São Paulo/SP)
Pedro Coutinho | Ficção | 2014
O Corpo é meu, 24 minutos (Nossa Senhora do Socorro/SE)
Luciana Oliveira | Documentário | 2014
Luz Natural, 14 minutos (São Leopoldo/RS)
Ulisses da Motta | Ficção | 2015
Você nem bem chegou…, 11 minutos (Campinas/SP)
Juliana Pfeifer e Janaina Vallim | Ficção | 2014
25/02 (quinta)
Espetáculo de Rua
19h – PRAÇA DO JOCKEY – LARGO DO CARMO
AINDA… NUMA TERRA ESTRANHA – FRAGMENTOS A JAMES BALDWIN
CIA OS CRESPOS (São Paulo/SP)
Quatro homens negros espalhados numa praça se encontram e revelam seus afetos. Declarações de amor, corpo panfletário, discussão sobre homofobia, papéis heteronormativos e até um casamento gay fazem parte desta intervenção poética que discute com o público a liberdade dos afetos e o direito à família. Atores: Sidney Santiago Kuanza, Vitor Bassi, Luís Navarro, Sírius Amen; Direção: Eugênio Lima.
Em caso de chuva o espetáculo será realizado na Rodoviária de Campinas (Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo)
26/02 (sexta)
Espetáculo de Rua
16h – RUA 13 DE MAIO
PÁGINA 469
ENGASGA GATO (Ribeirão Preto/SP)
A peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam diariamente o espaço da cidade. Direção: André Carreira; Elenco: Douglas Pires, Fausto Ribeiro, Fernanda Soto, Gabriel Galhardo, Monalisa Machado e Poliana Savegnago; Ator Convidado: Álvaro Cherubini.
Em caso de chuva o espetáculo será realizado para o Terminal Central.
Espetáculo Adulto
19h e 21h – CENTRO CULTURAL CASARÃO
INTERIOR
GRUPO BAGACEIRA DE TEATRO (Fortaleza/CE)
Interior é o espetáculo do Grupo Bagaceira de Teatro, fruto de uma pesquisa de dois anos por quatro cidades do estado do Ceará ( Beberibe, Icó, Itarema e Tauá). Nessa imersão, o grupo encontrou brincantes de reisado, dramistas, atores de teatro e índios. Um processo muito especial para o grupo, que teve como parceiros o ator do Theatre Du Soleil, Maurice Durozier, e a atriz e diretora paulista Georgette Fadel. Texto: Rafael Martins; Direção: Yuri Yamamoto; Elenco: Samya de Lavor, Tatiana Amorim.
27/02 (sábado)
Espetáculo Infantil
16h – SESC CAMPINAS
DIVAGAR E SEMPRE
LAS CABAÇAS (Santarem/PA)
Divagar e Sempre é um espetáculo dedicado a todos que vivem nas beiras dos rios amazônicos. Elenco: Juliana Balsalobre (palhaça Bifi) e Marina Quinan (palhaça Quinan).
20h – TEATRO CASTRO MENDES
MAR
TEATRO DE LOS ANDES (Yotala/Bolivia)
Partindo do eixo da guerra do Pacifico, “MAR” é uma alegoria poética da perda do litoral, e, desde então, a ausência – presença de um “mar” no imaginário, nas aspirações, na cobrança de uma dívida histórica e o caráter metafórico que essa perda assume para cada um dos bolivianos.
“Mar” conta a história de três irmãos (Juana, Miguel e Segundo) que decidem realizar uma viagem para cumprir o último desejo de sua mãe moribunda: ser abandonada nas ondas do mar, desconhecido para ela. Atores: Lucas Achirico, Gonzalo Callejas, Alice Guimarães; Texto e Direção: ArÍstIdes Vargas.
OFICINAS
OFICINA NACIONAL
DATA: 17 e 18/02
LOCAL: CIS Guanabara
HORÁRIO: 14h às 17h
OFICINA DE INTRODUÇÃO AO TEATRO DE OBJETOS
MINISTRANTE: Sandra Vargas (Grupo Sobrevento – São Paulo/SP)
CARGA HORÁRIA: 6 horas divididas em 2 dias
QUANTIDADE DE VAGAS: 20 vagas – seleção por carta de intenção e currículo
PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudantes das arte cênicas e interessados em geral
Sandra Vargas, atriz e dramaturga do Grupo Sobrevento, apresentará princípios básicos do Teatro de Objetos, buscando caminhos que permitam ao ator dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza. Por meio de improvisações e valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal.
OFICINA INTERNACIONAL
DATA: 19/02
LOCAL: CIS Guanabara
HORÁRIO: 9h às 13h
ARRIVI PARTENZE – A DANÇA E MÚSICA TRADICIONAL DO SALENTO PARA O TRABALHO ATOR/BAILARINO
MINISTRANTES: Stefania Mariano e Claudio Prima (La Fabbrica Dei Gesti – Itália)
CARGA HORÁRIA: 4 horas
QUANTIDADE DE VAGAS: 20 vagas – por ordem de inscrição
PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudantes das arte cênicas e interessados em geral
Arrivi e Partenze é uma experiência que parte da música, da dança e do canto tradicional Salentino (Sul da Itália) para chegar a uma exploração ritmo/corpórea espontânea e consciente no espaço. Uma vivência para experimenta diferentes qualidades de movimento para (re)descobrir, potencializar e jogar com o próprio material criativo. Um espaço vital destinado à comunicar-se consigo mesmo envolvendo-se com o outro através das danças e músicas tradicionais. O protagonista será o Tamburello, principal instrumento da tradição Salentina.
OFICINA NACIONAL
DATA: 23 e 24/02
LOCAL: CIS Guanabara
HORÁRIO: 13h às 18h
A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NO TEXTO TEATRAL
MINISTRANTE: Caio Andrade (Lorena SP)
CARGA HORÁRIA: 10 horas divididas em 2 dias
QUANTIDADE DE VAGAS: 25 vagas – por ordem de inscrição
PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudantes das artes cênicas e interessados em geral
A oficina propõe um olhar mais atento, cuidadoso e crítico no processo de construção das personagens apresentadas no argumento, apontando caminhos mais seguros para a confecção do texto final. Propicia a reflexão sobre alguns conceitos que envolvem o processo de construção da personagem relacionado à consistência e clareza do texto, assim como o exercício de práticas que ajudam a criar, humanizar e estofar as personagens;
Dramaturgo, diretor e produtor, Caio Andrade, criou o Projeto História Em Cena, no CCBB- Rio, que levou milhares de estudantes ao teatro. Na Inglaterra, teve encontros com instituições na área de teatro-educação e participou de festivais no Brasil e no exterior. Ganhador dos Prêmios Maria Clara Machado, Governo do Estado do Rio de Janeiro e indicado três anos consecutivos ao Prêmio Shell, na categoria de melhor autor.
OFICINA INTERNACIONAL
DATA: 23/02 a 26/02
LOCAL: CIS Guanabara
HORÁRIO: 9h às 13h
IMPROVISAÇÃO, CRIAÇÃO DE IMAGENS E SUA UTILIZAÇÃO NA
ELABORAÇÃO DA ENCENAÇÃO SEGUNDO A METODOLOGIA DO TEATRO
DE LOS ANDES
MINISTRANTES: Alice Guimaraes e Gonzalo Callejas (Bolivia) e colaborador Lucas Achirico
CARGA HORÁRIA: 16 horas
QUANTIDADE DE VAGAS:20 vagas – por ordem de inscrição
*Consultar taxa de contribuição
PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudantes das arte cênicas e interessados em geral
O Teatro de los Andes utiliza os recursos da improvisação e da construção de imagens teatrais como um disparador criativo na elaboração de seus espetáculos. O objetivo desta oficina é conhecer e praticar a metodologia de criação desenvolvida pelo Teatro de Los Andes nos seus 25 anos de atividade teatral. A partir de exercícios de improvisação física e vocal se trabalhará noções de presença cênica, contracenação, ampliação do registro vocal, consciência da utilização do espaço cênico e criação de material para uma possível montagem. São exercícios onde o ator tem a oportunidade de experimentar a improvisação de diferentes maneiras e descobrir como pode aproveitá-la para desenvolver sua criatividade e expressividade.
Pontos de Encontro
12/02 (SEX) – 19h
Pizzaria Fiori
13/02 (SÁB) – 21h30
Vila Bambu – Bar da Fafá
Fabinho Azevedo (MPB)
Couvert R$ 10,00
14/02 (DOM) – 21h30
Echos Studio Bar
Sr Macaco
Couvert R$ 10,00
Promoção – apresentando o carimbo do festival descubra a promoção do dia.
15/02 (SEG) – 20h
Oca Café
Exibição do Filme: Olmo e a Gaivota
16/02 (TER) – 21h30
Almanaque Café
Balé Barbárie
Couvert: R$ 10,00
Promoção – ganhe um chopp apresentando o ingresso do dia.
17/02 (QUA) – 21h30
Bagdá Café
18/02 (QUI) – 21h30
Casa São Jorge
La Cumbiambera
Entrada: R$ 10,00 apresentando o carimbo do festival
19/02 (SEX) – 21h30
Oca Café
Diego Moraes
Couvert: R$ 10,00
20/02 (SÁB) – 21h30
Borda Brasil
21/02 (DOM) – 18h00
Praça Carlos Gomes
Food Trucks
22/02 (SEG) – 19h00
Macunaíma Café
Happy hour especial
22/02 (SEG) – 21h00
Vila Bar
Canja Instrumental
23/02 (TER) – 21h30
Chica da Pizza
Roda de Samba
24/02 (QUA) – 21h30
Bagdá Café
25/02 (QUI) – 21h30
Chopp do Fritz – Barão Geraldo
Promoção: apresente o carimbo do Festival e ganhe 20% de desconto nos pratos alemães e nas saladas e um chopp grande pelo preço do pequeno.
26/02 (SEX) – 21h30
Casa São Jorge
Quarteto de Cordas Vocais
Entrada: R$ 12,00 apresentando o carimbo do Festival
27/02 (SAB) – 21h30
Estação Cultura
DJ Digão
Ingressos
Ingressos – Teatro Castro Mendes:
Muito Barulho por Quase Nada, #Mergulho, Aldeotas, Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar, Mar
R$ 20,00 [inteira]
R$ 10,00 [meia]
R$ 6,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)]
* à venda a partir de 01/02 na bilheteria do Teatro, no Valise de Cronópio / Rua Francisco de Barros Filho, 426 – Barão Geraldo (19) 3289-0028 e no Raízes Zen Alimentos Vegetarianos – Rua Antonio Pierozzi, 94 – Barão Geraldo (19) 3305-2667 I (19) 3288-0581
Ingressos – Sesc Campinas
DEZEMBRO, *DIVAGAR E SEMPRE
R$ 20,00 [inteira]
R$ 10,00 [meia entrada]
R$ 6,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)]
*Grátis para crianças até 11 anos
“MOSTRINHA – Cenas e curtas para toda a família” e “Curta o Teatro – Cenas e curtas adultos”
*Grátis
Retirada de ingresso na central de atendimento no dia da atividade para a exibição de curtas no teatro
Ingresso – CENTRO CULTURAL CASARÃO:
As estrelas são para sempre?, Cabaré Família, Interior
Retirada de senha uma hora antes do espetáculo
* Atividade gratuita
Ingressos – CIS GUANABARA:
Sala de Estar
Retirada de senha uma hora antes do espetáculo
* Atividade gratuita
Endereços/Locais dos espetáculos
Sesc Campinas
Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas/SP
Teatro Municipal José de Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas/SP
Centro Cultural Casarão
Rua Maria Sampaio Reginato, s/n – Terras do Barão – Km 15, Campinas/SP
Estação Guanabara
Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo – Campinas
Estação Cultura
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Vila Industrial, Campinas
– PRAÇAS, RUAS E OUTROS LOCAIS PÚBLICOS
Praça do Côco (Praça Irmã Carmela)
Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo
*Em caso de chuva o evento será transferido para Centro Cultural Casarão
Largo da Catedral (Praça José Bonifácio)
13 de Maio, 47 – Centro
*Em caso de chuva o evento será transferido para o Terminal Central
Terminal Central
Rua Cônego Cipião, Centro
Praça do Jockey – Largo do Carmo
Barão de Jaguara (entre Av. Bejamin Constant e Av. Dr. Thomaz Alves)
*Em caso de chuva o evento será transferido para Rodoviária Campinas (Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo)
Rodoviária Campinas (Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo)
Dr. Pereira Lima, s/n
Praça Carlos Gomes
Rua Irmã Serafina – Centro
*Em caso de chuva o evento será transferido para Estação Cultura
Unicamp – Auditório do Instituto de Artes
Rua Elis Regina, 50 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Barão Geraldo
Acesse:
www.feverestival.com.br
http://www.feverestival.com.br/
E acompanhe nas redes sociais:
FACEBOOK/Feverestival Campinas
Instagram.com/feverestival