Ontem eu estava de boa em casa, vendo um filminho, quando minha mãe me liga e fala que na Rede Record esta passando um programa (Câmera Record) falando sobre Plus Size. Teoricamente o tal programa, era para tirar o preconceito em cima das gordinhas… e até que começou bem!
A primeira matéria era sobre uma modelo Plus Size que foi chamada de “leitoa”, e outros adjetivos, por um boçal que se intitula fotógrafo. Pô, bacana! Mostrou o quanto o cara foi desrespeitoso com a modelo (inclusive ele foi mandado embora da agencia que trabalhava), enfim, apresentou as consequências do preconceito. Até que começou bem. Mas então começou a enxurrada de “pré-conceitos”: as 2 matérias seguintes mostraram mulheres gordas que sofrem preconceito (uma por ser cantora e a outra por ser esposa de um cara “sarado”), mas enfatizou várias e várias vezes o tanto que elas são sedentárias e que cansam rápido! Além disso, só tomam refrigerante e comem sanduíches….
Ou seja, de forma bem clara eles falaram: “ok você ser gorda, realmente não devemos te excluir por isso, afinal, gordas sempre comem besteiras e não fazem atividades físicas”.Então… de forma não tão sutil, eles continuam com a velha história de que plus size é gorda relaxada que come junk food o tempo todo e é totalmente sedentária! Sabe o que é isso?! Um preconceito enorme!!! É o mesmo que dizer que toda loira é burra, todo negro é macaco, e outros absurdos que vemos por ai!
“A Helga, mas chamar uma pessoa de macaco é muito pior que dizer que ela come muito”. É mesmo?
Preconceito é preconceito, você sofre na infância, na adolescência e na vida adulta. É uma dor. Isso pode te marcar a vida inteira, mexe com sua auto-estima e com sua vida. Uma pessoa negra já perdeu o emprego por ser negro? Pois é… mulher também… e gorda também! Um errado não anula outro! Não estou desmerecendo um para enaltecer outro. Como minha mãe dizia: “2 errados não fazem 1 certo”.
Inclusive essa matéria ajudou em muito a martelar esse estereótipo ridículo! Muitas vezes uma moça plus size deixa de ir em academia, por vergonha. Deixa de falar que come certo e saudável, pois não quer ouvir “se você gostasse tanto de salada quanto você diz, você seria magra”. Uma plus size não pode querer perder uns quilinhos SEM DEIXAR de ser Plus Size? Não podemos dançar/ir na academia/nos exercitar, sem o intuito de “perder peso”?
Isso tudo parece um crime! Se você comer certo e fazer alguma atividade física você TEM QUE SER, é OBRIGADA a ser magra! Olha como precisamos evoluir ainda!
Cade as matérias das gordinhas lindas e maravilhosas que dançam, fazem pilates/yoga/academia??? Cade as plus size que comem direitinho, equilibrado e são muito mais saudáveis que as “falsas magras”??
Eu só peço uma coisa: por favor, parem com essas falsas matérias veladas, isso além de tudo, prejudica e aumenta o preconceito.
(Afinal, há anos atrás, a AIDS era só coisa de homossexual, não é mesmo? Pois é, devido a essa grande besteira temos um numero alto de pessoas com HIV positivo, que por causa dessas e de outras “verdades” estamos onde estamos).
Por isso gente, vamos ser lindas, ter uma boa auto-estima e ver menos televisão. Não é programinhas assim que precisamos 😛