Livro do mestre Stephen King, que virou o celebre filme com o Tom Hanks. O livro “A Espera de Um Milagre” (no original “Green Mile” ou “Milha Verde”, que remete ao corredor da morte, que eles falam no livro que é a distância das celas até a cadeira elétrica).
Para quem conhece o filme, vai se familiarizar com a história: conta sobre o grandão John Coffey que é preso e condenado pelo assassinato de 2 garotinhas. E Paul Edgecomb, o agente penitenciário responsável pela ala dos condenados a morte. Além de Paul, há mais 3 outros agentes nesse setor do presídio de Louisiana.
Uma coisa que eu gosto desse livro em particular do Stephen King, é que ele não enrola. Ele relata tudo sem enrolar (o que eu estou sentindo nos 2 primeiros livros da Torre Negra) e a história flui bastante. Tanto é que eu nunca vi um filme com tamanha identificação com o livro, a última página da história são os últimos minutos do filme. Achei incrível (tanto é que o livro tem menos de 300 páginas… e o filme mais de 2 horas!). A única coisa é que no filme é ocultado um pouco da violência sobre o assassinato das garotas (o que é compreensível para uma classificação adequada).
Stephen King é rodeado de extremos, ele escreve verdadeiras obras-primas como A Espera de Um Milagre, e verdadeiras catástrofes como O Apanhador de Sonhos. Mas acredito que pelo menos uns 80% do que ele escreve é bom.
Em A Espera de Um Milagre, é ótimo para quem esta começando com o hábito da leitura, ele é relativamente curto, com um ritmo bom, que não deixa dormir. Mas cuidado, o livro tem partes pesadas, então se você se impressiona fácil, talvez seja melhor deixar passar.