Hoje é o Dia Internacional da Mulher, e já comecei ganhando um delicioso chocolate de um colega de trabalho. Não acho isso machismo e nem feminismo, acho isso fofo. Um colega que compreende tudo o que as mulheres tem passado nos últimos anos, resolve com esse pequeno gesto prestigiar as mulheres do departamento que trabalho. Bacana.
Ai eu postei na Fan Page do Blog Favoritos essa arte:
E eu li o comentário: “Se fosse ao contrário, seria machismo, né?”
Então com essa premissa, e já que hoje é o Dia Internacional das Mulheres, gostaria de ressaltar algumas coisas:
- Definição do dicionário:
Machismo – substantivo masculino
1. qualidade, ação ou modos de macho (‘ser humano’, ‘valentão’); macheza.
2.infrm. exagerado senso de orgulho masculino; virilidade agressiva; macheza.
Feminismo – substantivo masculino
1. doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade.
2. p.met. movimento que milita neste sentido.
Ou seja, pela definição, o masculino é a soberba em cima da agressividade, enquanto o feminismo é uma luta pela igualdade de direitos.
E aqui mantendo a igualdade de direitos, listei algumas coisas do porque não pode ser considerado “machismo”:
- Em geral, quando o homem usa do corpo feminino para esse tipo de fim, são poses insinuantes (de 4, com o peito/bunda empinados)
- Além do padrão exagerado: as mulheres magras. Aqui na arte temos 3 mais fortes, 2 de cabelo comprido, um magrela, um com um corpo mais comum (nem forte, nem magro), loiro, moreno… enfim… mostrando a diversidade (e todos do mesmo filme!). Dá para contar nos dedos quantos filmes com essa diversidade feminina, além de todas incríveis, passa no cinema…. (Porque no filme “A Escolha Perfeita”, pode até falar que tem a “diversidade”, mas esta longe de serem “incríveis”, já que uma é esquisita, a outra passa vergonha, a outra é estranha e por ai vai….)
- Nenhum homem sem camisa é chama de “puto”, “fácil” ou “galinha” por estar sem camisa. Alias, sem camisa para o homem é “ok”…. e para a mulher???
- Das fotos: 2 estão sem camisas, mas de calça, uma esta de regata, mas só mostrando os braços, e as outras duas estão completamente vestidos… qual é a mínima semelhança com mulheres de micro biquini, de microsaia, de maxi decote (quando não estão nuas ou semi)???? Estava fazendo mesmo um post sobre “mulheres de filmes poderosas”, e vocês já notaram a roupa da Xena??? Da She-ha??? Ainda bem que consegui pegar outras com algo menos revelador….
Então minha mensagem para o Dia Internacional da Mulher é:
A luta pela igualdade de gênero é muito mais profunda que algumas fotos. É a forma como as fotos são tiradas e olhadas. E isso é com tudo. Enquanto uma mulher tiver medo de sair na rua com vestido, e um homem puder ficar sem camisa sem medo, isso mostra o quão errado esta a forma distorcida de visão.
Cada pessoa tem que ter a liberdade de se vestir como quiser, sem medo de ser atacado, molestado ou ouvir certas maldades.
Cada ser humano tem o direito de poder tirar a foto que quiser sem ter que “abrir mais”, ou “baixar mais”, ou “provocar mais” só para “vender”. E quem acha isso ‘normal’, é que deveria ser considerado anormal.
Homens e mulheres vão continuar achando aqueles que os atraí, bonitos. E isso não é errado. O errado é achar que só porque alguém os atraí, essa pessoa pode violar um corpo, ou ser “objeto de desejo” de alguém.
O que rebaixa outro ser humano, é, e sempre será, o ato de não qualifica-lo de igual para igual.