Quando soube na inauguração do Jamie’s Italian em Campinas, fiquei muito empolgada para conhecer. Então tive o privilégio de ser convidada para um jantar com imprensa, para degustar alguns pratos do restaurante e conhecer a política da empresa.
E esse jantar contou ainda com os incríveis comentários do Chef Lisandro Lauretti, que foi um adicional a parte, inteirando o clima. Com ele, além de compreendermos algumas técnicas e métodos usados na cozinha, ainda entendemos todo o padrão de qualidade e normas envolvendo toda a franquia Jamie’s Italian. Além de uma lista enorme de mais ou menos 80 itens que nem pode passar da porta do restaurante, como alguns tipos de adoçantes, corantes, entre outros. Até os produtos de origem animal, tem um rigoroso manual.
Além disso, o sistema on-line de pedidos, no qual o garçom anota seu pedido e automaticamente é distribuído por tempo em cada ilha (que é responsável por um tipo de preparo), com tempo, e cronograma para sair tudo no horário previsto. Esse sistema é patenteado do Jamie. Tudo é tão cheio de detalhes, que Lauretti demorou três anos até conseguir todos os fornecedores aprovados e que darão conta das entregas ao restaurante (alguns inclusive toparam alterar alguns processos de seus produtos para entrar dentro das normas). Além de produtos importados exclusivos.
Tudo é tão incrivelmente sincronizado e organizado, que antes da comida chegar a mesa, você já sente todos os diferenciais que moldaram a fama do local. Mas agora vamos falar da comida em si:
Nessa deliciosa noite eu degustei:
- A famosa bebida típica do restaura: Aperol Spritz (aperol é um aperitivo italiano. Uma bebida com cor e sabor de laranja, leve e refrescante). No Jamie’s ela vai com espumante e club soda. Refrescante e delicioso!
- Cogumelos assados (com carta di musica crocante, mozzarella defumada e tomilho)
- Lula crocante
- Tábua de frios curados
- Nachos italianos
- Arancini Margherita
- Linguini com camarões
- Penne Carbonara
- Lasagna Assada
- Pizza marguerita
- Pizza parma
- Rib-eye steak (contrafilé grelhado com cogumelos portobello salteados, gremolata de limão, cebolas ao balsâmico e funky chips)
- Cheesecake
- Brownie épico
- Tiramissu
O Aperol é uma bebida impar, refrescante, ótimo para um happy hour, um descanso, é bem refrescante.Vou listar para mim o Top 5:
Os cogumelos eu comeria de balde. a carta di musica crocante deixa a textura dos cogumelos com uma crocancia bem interessante. O cheiro do tomilho é bem consistente e acentua o sabor dos cogumelos.
A primeira coisa a se dizer sobre as massas é: ela são feitas lá! (Confiram as fotos mais abaixo). Então são massas feitas no dia, extremamente frescas. E você sente essa diferença no paladar, e como todo bom restaurante italiano, ela veio al dente. Estava simplesmente divina. A quantidade de molho esta na medida. Eu só diminuiria a quantidade de salsinha, mas é porque eu não sou fã da textura das folhas. A panceta estava crocante, sequinho e delicioso.
A pizza italiana, diferente da brasileira, preza muito mais pela massa e os aromas, do que “lotar” de recheio. E eu me identifiquei, achei deliciosa, e equilibrada. A massa é levemente crocante, e conseguimos pegar ela deliciosamente na mão! (inclusive uma das preocupações é justamente que entradas, e alguns pratos como a pizza, sejam fáceis e convidativas para se comer na mão mesmo).
O contrafilé desmancha na boca. Mas o que eu gostei muito é que ele brilha no prato, porém os acompanhamentos não estão ali para “mero enfeite”. A cebola ao balsâmico é incrível, a textura dela é boa (diferente daquelas em conservas por ai viu! BEM diferente.) A manteiga trufada é outro show à parte no paladar.
E para finalizar com chave de outro, Brownie Épico é realmente épico. Primeiro que o brownie é perfeito, e ainda acompanhado de sorvete de caramelo e flor de sal e pipoca caramelada com amaretto, se tornou uma combinação perfeita.
Confiram as fotos dos outros pratos e como é o Jamie’s Italian em Campinas:
E aposto que muitos de vocês estão querendo saber do preço, certo?! Pois é, eu não vou falar exatamente o preço, mas vou contar o seguinte: eu me espantei! Com tanta qualidade, com tantas peculiaridades, com tanta exclusividade, eu realmente estava pensando em valores mais elevados. Claro, dependendo de quanto você ganha, você não consegue ir comer todo dia lá. Mas em comparação a outros lugares, eu achei o preço bem convidativo, por tudo o que ele acarreta.
Eu, por exemplo, já fui em locais com menos exclusividade, que o ticket médio era mais alto que do Jamie’s Italian. Então achei o preço justo pela qualidade, pela exclusividade, pelo sabor. E com certeza, voltarei muitas outras vezes.
Jamie’s Italian
Parque D. Pedro Shopping – Campinas
(19) 3365-3042