Fui convidada semana passada para ir para Pirassununga apreciar a Aula Magna de Marketing com os alunos de Marketing da faculdade Max Planck. E como aprender nunca é demais, é claro que eu topei na hora! Ainda mais porque fomos para a Força Aérea Brasileira, e tivemos palestra com o núcleo de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça.
Foi uma manhã produtiva, com uma palestra sobre Marketing Digital. Como eu trabalho com isso, reafirmei algumas coisas que eu já sabia, e descobri mais umas dicas, então foi bem interessante. A iniciativa da Max Planck fazendo aulas magnas nesse estilo, é bastante empolgante para os alunos, e com certeza dá um up para os estudos e os aprendizados. Um pouco mais sobre:
Os sinais de fumaça que enfeitam os céus de várias partes do Brasil e do mundo há quase 64 anos foram destaque na Aula Magna de Marketing, realizada no dia 5. Na ocasião, os alunos foram levados até Pirassununga, na casa da Esquadrilha da Fumaça – que tem o nome oficial de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) –, nas dependências da Academia da Força Aérea Brasileira. O evento reuniu ainda alunos de gestão comercial da Faculdade de Jaguariúna – FAJ .
“A equipe do EDA tem planejamento e execução desenvolvidos com princípios de disciplina militar. As técnicas são aplicadas de forma primorosa. Então, é muito oportuno expor os alunos a um case de tanto sucesso”, afirma o coordenador do curso de Marketing da Max Planck, professor Renato Grilo. Para Lucas Cardoso de Oliveira, aluno do 3º semestre, a iniciativa confirmou o compromisso da instituição. “Definitivamente estamos vivenciando a prática com visitas muito produtivas. Com isso, conseguimos adquirir os conhecimentos práticos das instituições, como funcionam os processos na prática”, afirma.
O evento começou com a apresentação da equipe de Comunicação Social do EDA, formada por três profissionais das áreas de RP, Publicidade e Jornalismo. As honras foram feitas pelo Tenente Lemos, que mostrou um resumo do planejamento estratégico da instituição e quais seus desdobramentos. “Somos um esquadrão de Comunicação Social. Nosso objetivo é estimular e desenvolver a vocação militar por meio da divulgação dos atributos e realizações da Esquadrilha da Fumaça, que é o segundo esquadrão de demonstração mais antigo do mundo”, afirma.
Ao falar sobre o desenvolvimento do trabalho, o tenente destacou alguns valores primordiais para fazer parte da equipe do EDA, entre eles trabalho em equipe, patriotismo e bom relacionamento com o público. “Nenhum outro esquadrão da Força Aérea brasileira tem essa estrutura. Somos chefiados por aviadores, mas todos respeitam nossos conhecimentos técnicos. Por isso, mesmo quando a esquadrilha está impedida de voar, no caso de troca de aeronaves, continuamos nosso trabalho firme de divulgação via redes sociais, com engajamento contínuo”, explicou.
Especificamente sobre a atuação nas redes sociais, o RP do EDA contou que escolheram ferramentas que se aproximam aos resultados que querem alcançar. E que o conteúdo é ajustado para o tipo de mídia. “O mais importante é que nosso planejamento se baseia na Missão, Visão e Valores da Academia. Ou seja, não é a ferramenta que pauta o nosso trabalho, e sim onde queremos chegar e como queremos ser percebidos”, garante.
Aluna do 1º semestre da Max Planck, Cinthyan Santos de Paula, 19, comemorou a iniciativa. “Achei a aula muito válida. Tivemos informações além da imagem que já conhecemos da Esquadrilha. Pudemos ver como trabalham e como fazem para passar a mensagem aos públicos de interesse via redes sociais”, comenta.
O coordenador do curso reforçou que a previsão é ampliar o número de visitas, para alcançar a meta de um encontro por mês. “Estamos em contato com várias instituições. Uma delas é o Google e as plataformas de monetização. Ou seja, nosso objetivo é sempre trazer conteúdo relevante e atual, agregando valor à formação dos profissionais”, garante o professor.