Quinta-feira, dia 23 de junho, a Faculdade Max Planck Indaiatuba sediou o Workshop de Queijos Artesanais da Fazenda Atalaia. E o Chef Igor Furlan preparou uma receita especial para esse dia.
A aula de queijo artesanal foi com os proprietários da Fazenda Atalaia, que fica localizada no Circuito das Águas Paulista, na cidade de Amparo. Construída em 1870, a fazenda é conhecida pela famosa fabricação de queijos, em especial o Queijo Tulha, envelhecido na madeira, casca vermelha, massa dura, cor de caramelo, cristais, aroma de café, ou seja, o equilíbrio entre doce e salgado e que leva 18 meses para maturar.
O Sr. Paulo da Fazenda Atalaia nos explicou sobre os tipos de queijos e sua produção. Como sua fazenda cafeeira, em 20 anos se tornou simbolo de um micro agro negócio de sucesso, com queijos que são referencia no Brasil todo. O Sr. Paulo falou dos aromas e como cada queijo é preparado de um modo diferente e delicioso.
Algo que me intrigou foi quando ele mostrou um queijo, e perguntou: “Sabe quantos litros de leite são para fazer esse queijo? São necessários 15 litros. Se o litro de leite custa 3 reais, eu te pergunto: vocês confiam em um queijo que custa menos de 20 reais? O que será que realmente tem ali??”. Pois é, o “barato” sai muitas vezes caro para a saúde, com excesso de gorduras e outras substâncias…
Além da palestra do Sr. Paulo, tivemos uma aula-show com o chef Igor Furlan, do Amadeu Restaurante de Indaiatuba, executou um prato da alta gastronomia utilizando os queijos da Fazenda Atalaia. Nossa, delicioso o steak tartar com queijos que ele fez. Divino.
As palestras preparadas com carinho para essas duas semanas de Festival Itinerante Sabores da Terra esta sendo incrível! Vários aprendizados e vários conhecimentos sobre gastronomia e comer bem e de forma consciente. Valeu Elo Comunicações ♥ E semana que vem tem mais!
Confira mais fotos: