Dia do Rock – um olhar sobre o rock nacional feminino

Para comemorar o Dia do Rock (13/07), vamos conhecer algumas das mulheres que mais influenciaram o rock nacional.

Dia do Rock - um olhar sobre o rock nacional feminino blog favoritos 01

Começando por Celly Campello, que infelizmente nos deixou em 2003, vítima de câncer, e teve uma carreira digna de astro do rock, abandonando tudo, no auge, aos 20 anos para casar e vir morar em Campinas. No início da década de 70, tentou relançar a carreira aparecendo no Hollywood Rock, no Rio de Janeiro, apresentando-se com seu irmão Tony Campello.

Sucessos como Banho de lua e Estúpido cupido estão no repertorio dessa diva do rock nacional.

Dia do Rock - um olhar sobre o rock nacional feminino blog favoritos 02

Outro ícone do rock que até hoje faz muito sucesso é nossa eterna roqueira Mutante Rita Lee. Rita vem sendo referência e influência a muitos que sonham com o rock, sobretudo as mulheres. Com suas músicas de ironia ácida ou de reivindicação da independência feminina, fez seu caminho para muitos corações roqueiros neste nosso Brasil. 

Os sucessos Mania de Você, Desculpe o Auê, Amor e Sexo, Baila Comigo, Doce Vampiro, entre outros, sempre surgem em rodas de violão e nas rádios para nos lembrar dessa roqueira espetacular.

Dia do Rock - um olhar sobre o rock nacional feminino blog favoritos 03

Outra voz maravilhosa é a “Eterna Menina” Cássia Eller. Aos 39 anos, no auge da carreira, um infarto levou embora Cássia, mas deixou seu legado e músicas maravilhosas que influenciam muitos músicos de vários ritmos. Começou tocando música dos Beatles aos 14 anos quando ganhou um violão de presente.

Vários cantores tiveram o privilégio de estar ao seu lado para duetos lindíssimos como Chico Buarque, Nando Reis e Xis. Músicas como Relicário, Segundo Sol, Partido Alto, entre outras lindas canções fazem parte do acervo da menina-rock.

Dia do Rock - um olhar sobre o rock nacional feminino blog favoritos 04

E pra quem gosta do rock melódico uma linda voz pode ser ouvida. Paula Toller, ex-vocalista da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens foi um marco na modalidade rock romântico. Com sua voz suave e seu jeito, conquistou muitos fãs e arrancou muitos suspiros de casais apaixonados “Na rua, na chuva, na fazenda” e a “Fixação” por essa cantora que ainda hoje arrasta uma legião de fãs por onde passa. Com “Pintura Íntima” e outros grandes sucessos, ela merece estar entre as nossas músicas.

Dia do Rock - um olhar sobre o rock nacional feminino blog favoritos 05

E finalizando, mas ainda longe de acabar a lista de roqueiras talentosíssimas que estão por aí, temos uma baiana que mexe com a caixa acústica de seus fãs. Pitty, que foi eleita a roqueira mais sexy do Brasil e América Latina em 2010. Mesmo não tendo muito sucesso com duas bandas que participou, em 2003 ela partiu pra carreira solo e foi muito bem aceita pela crítica e pelo público, tanto que é a roqueira brasileira mais premiada nos anos 2000.

Mas não se enganem, pois essa baiana não tem “Teto de Vidro”, “Equalize” bem seus conceitos que ela veio arrebentar muito marmanjo que acha sabe fazer rock. O “Admirável Chip Novo” dessa artista excelente, traz esperança e vida nova, sem a necessidade de “Máscara” para essa geração que pouco valoriza a música nacional.

Essa é uma lista que eu e meu marido Anderson fizemos com carinho para vocês ♥
Claro, não coube TODAS as rockeiras nacionais, mas sintetizamos bem o rock nacional nas vozes dessas belezas. Espero que tenham gostado!

Dica: Baby do Brasil (Baby Consuelo), Fernanda Abreu e Fernanda Takai também merecem ser citadas aqui.

Posted Under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *