Um pequeno passeio no conhecimento para descobrirmos sobre a tecnologia no nosso mundo.
Do grego: tekne = “técnica, arte, ofício” + logos = “estudo, conjunto de saberes”
“Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.” Temos hoje, um conceito bem definido (embora errado) que tecnologia é tudo que envolve informática, robótica ou cibernética. Quando, na verdade, tecnologia é a aplicação do nosso conhecimento no dia a dia.
Temos exemplos bem simples de tecnologia a nossa volta todos os dias. O uso do fogo (que já foi considerado uma divindade) pelos nossos ancestrais e hoje é utilizado para muitas coisas como cozinhar alimentos e fundir metais. A roda, principalmente em nossos meios de transporte terrestres. E a eletricidade (uma manifestação de diversas divindades) que hoje nos permite ler esse post 😀
É muito fácil confundirmos a informação sobre a evolução tecnológica de algo. Temos agregado em muitos casos, a informática ou qualquer outra engenharia exata, que nos remete a pensarmos que a tecnologia está ligada somente a estas áreas. Ao descobrirmos uma nova forma de fazer tinta, ao mudarmos a forma de plantio para melhorarmos um produto alimentício, isso também é tecnologia.
Não podemos apenas nos deixar levar pelo conhecimento imposto a nós. Devemos procurar sempre por mais conhecimento e criticarmos o que está a nossa volta. Encontrando novas soluções para os problemas que surgem e nunca esmorecer com as falhas e fracassos que porventura apareçam.
Sempre podemos encontrar soluções em todos os lugares que olhamos, um exemplo claro foi George de Mestral, o “inventor” do velcro. Antes que me critiquem por colocá-lo como inventor entre aspas, só acho legal explicar que a invenção dele veio por meio de observação de uma única semente de Capim Carrapixo, Timbête ou Capim-amoroso que ficou grudado nele.
Outro caso muito conhecido foi do monge cientista Gregor Mendel, considerado o “pai” da genética. Seus experimentos com ervilhas permitiu aos geneticistas de hoje conhecerem sobre genes dominantes e recessivos.
Minha missão pessoal com você, querido leitor, é trazer um pouco desse conhecimento tecnológico, principalmente na área de informática e games, mas sem esquecer as outras áreas. Com isso, encerro minha apresentação e estou ansioso por podermos compartilhar um pouco mais de conhecimento.