Nos finais de semana do mês de agosto, em cartaz no Teatro Nósmesmos em Itu, a peça A Falecida, do autor Nelson Rodrigues.
Nelson Rodrigues ficou conhecido por sua obra “A Vida Como Ela É”, e realmente, suas histórias tem humor negro e são caricatas. Tanto é que até suas peças de teatro “pedem” esse exagero. E esse foi justamente um dos desafios do elenco.
Em entrevista, após assistirmos a peça na última sexta-feira, a atriz Debora Nunes comenta que tiveram que treinar os exageros na boca e nas expressões, conforme pede a peça. Hoje, o teatro (por causa da televisão), pede sutileza. O que não acontecia nos primórdios. Inclusive, as maquiagens, eram feitas para acentuar as expressões faciais dos atores.
Claro que A Falecida não chega a tanto, mas por se tratar de uma obra caricata de humor negro, pede certos maneirismos aos personagens. O que a Cia conseguiu transmitir perfeitamente.
A peça é uma crítica social. A personagem Zulmira começa a ter obsessão com uma prima, depois de ir a cartomante e este lhe dizer para tomar “cuidado com a mulher loira”. Como ela já esta doente (tuberculose), começa a fazer todos os seus preparativos para seu funeral. Seu marido, fanático por futebol, não liga muito para as manias bizarras da mulher.
Apesar da peça já ter alguns anos, as críticas são recentes. Até onde vai o fanatismo, até onde vai o medo e a falsidade. Até onde vai a ganância, e claro, a malandragem.
Então já sabem, é uma peça mais pesada de assistir, com humor negro e ácido. Mas para quem gosta, é um deleite, vale a pena conferir!
Hoje, e no próximo final de semana, em Itu.
Confira mais fotos da peça na Fan Page do Blog Favoritos.
A Falecida
Datas: 21 e 26 a 28 de agosto
Horário: 20h00
Ingresso: R$30,00 (meia entrada: R$15)
Pontos de Vendas de Ingressos:
– Hobby Magazine (Centro e Plaza Shopping Itu)
– Teatro Nósmesmos (Unicenter)
Teatro Nósmesmos
Endereço: Avenida Prudente de Moraes, nº 210 – Sala 304 – Vila Nova – Itu-SP
Contato: (11) 4024-0852