Mesmo nos dias de hoje, é muito comum as pessoas não conhecerem seu computador. Por isso acho importante mostrar alguns itens que podem te ajudar a conhecer um pouco sobre ele, e não ter que passar apuro na hora de comprar ou mandar seu equipamento para a manutenção.
São informações rápidas e simples que vão te ajudar a conhecer o computador e não ter a impressão que ele é um bicho de sete cabeças.
CPU:
Eu já ouvi diversas vezes, as pessoas falando sobre o/a CPU que tem em casa. CPU significa Central Process Unit (Unidade Central de Processamento), é uma peça que fica dentro do gabinete e é o “cérebro” do computador. Graças a ela seu computador consegue controlar todos os itens que estão ligados a ele, fazendo com que trabalhem de forma harmoniosa.
A CPU é responsável por fazer a “ponte” entre a memória RAM, o HD, a placa-mãe e as outras placas. A velocidade do seu processador é o que define a rapidez com que um software ou hardware é acessado.
Alguns autores consideram o gabinete montado com as placas e periféricos essenciais como sendo a CPU.
Gabinete:
Como falei no item anterior, o gabinete é a parte onde geralmente ficam aparentes os botões para ligar/desligar o computador, as entradas USB, o CD/DVD/Blu-ray entre outras para conectar os periféricos (impressora. mouse, teclado, monitor). Essa é a parte que as pessoas vêem, e algumas pessoas até personalizam seus gabinetes de formas variadas. A isso chamamos de case mod (isso merece um post à parte)
Memórias:
Como o próprio nome já diz, é a parte do computar que guarda a informação para ser utilizada, existem 3 principais tipos de memória – cache, volátil e de massa.
A memória cache fica geralmente dentro da CPU e serve para a troca de informação e processamento rápido. Podemos comparar com nosso raciocínio, quanto mais rápido, melhor o desempenho.
A memória volátil é aquela que serve para troca de informações. A memória RAM é um caso, e somente está ativa enquanto o computador está ligado. Como a nossa memória a curto prazo, quando estudamos para uma prova na última hora e retemos a informação por alguns momentos, mas logo ela some.
A memória de massa é o que serve para armazenar os softwares e documentos utilizados. Temos principalmente o HD que faz o trabalho dessa memória, guardando todas as nossas informações mesmo com o computador desligado. É equivalente à nossa memória episódica, pois normalmente é possível arquivar algo mais.
Com essas informações podemos concluir que para termos um bom computador precisamos ver o conjunto HD/RAM/CPU (Processador). Mas não se engane, todos estes itens têm modelos e desempenhos diferentes. O equilíbrio destes itens determina o desempenho e o quão bom é seu computador.
Por exemplo, se meu computador será utilizado somente para acessar a internet e fazer documentos no office. Não preciso de um computador mega caro, apenas um que atenda essas necessidades. O mesmo vale para um equipamento de um designer, que deve ter uma CPU muito boa + placa de vídeo. No caso de um gamer, é preciso CPU+RAM+Placa de vídeo (+tempo).