Apresentações acontecem na sexta-feira, 16,e sábado, 17, próximos; entrada gratuita
Com entrada gratuita, o público poderá conferir um recorte expressivo da obra do compositor Carlos Gomes (1836- 1896) nos dois próximos concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas, na sexta-feira (16) e no sábado (17), às 20h, no Teatro Castro Mendes.
As apresentações, sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, marcam o lançamento do CD “Árias e Canções de Carlos Gomes”, gravado pela Sinfônica, com a participação das solistas Jayana Paiva e Carla Domingues (sopranos), além de Elosande Camondá Pereira, ao piano. O projeto, com patrocínio da Unimed Campinas, revisita os 180 anos de nascimento do maior compositor de óperas das Américas.
O repertório dos concertos é o mesmo do álbum. Na primeira parte, as cantoras, acompanhadas ao piano, interpretam canções conhecidas de Carlos Gomes, como Noces d’argent,Rondinella, Mon bonheur, Suspiro d’alma, Quem sabe?, entre outras. No segundo momento, solistas e Sinfônica executam árias consagradas das obras Condor, Fosca, Salvator Rosa, Lo Schiavo, O Guarani.
Para combinar boa música à gastronomia, haverá food trucks na praça Corrêa de Lemos, em frente ao Teatro Castro Mendes, a partir das 18h.
Solistas
Natural de Campo Grande, MS, Jayana Paiva bacharelou-se em Canto pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG em 2013, sob a orientação da professora Marília Álvares. Neste mesmo ano obteve o 3° lugar no concurso Jovens Solistas da Orquestra Filarmônica de Goiás, e o 2º lugar no X Concurso Nacional Villa-Lobos em Vitória, ES.
Em 2014, a convite da Cia. Ópera SP, cantou o papel de Berta em O Barbeiro de Sevilha, de G. Rossini. Em 2015, selecionada pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, atuou como Mimi na ópera La Bohème na série Tardes de Ópera do Theatro São Pedro, SP. Também foi premiada no 13º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas com o papel de Micaela na ópera Carmen de G. Bizet. Ainda neste ano, a convite da Orquestra Filarmônica de Goiás, a soprano Jayana Paiva foi solista no Liebeslieder, Opus 52, de J. Brahms, sob a regência deMarshal Gaioso.
De setembro de 2015 a março de 2016 atuou na peça Master Class em São Paulo, nos papéis de Sharon Graham e Sophie de Palma. A peça, com texto de Terrence McNelly, teve como protagonista a renomada atriz Christiane Torloni interpretando Maria Callas, e João Possi Neto na direção cênica. Recentemente, ganhou o Grande Prêmio Feminino e Prêmio Ópera no 14º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Atualmente, tem aulas com Elayne Caser (soprano) e Nancy Bueno (piano).
Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Pelotas/RS e mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Carla Domingues atua como solista em recitais, concertos e óperas a frente de importantes orquestras do Brasil, Uruguai, Chile e Itália. Participou de óperas em diversos teatros brasileiros e ainda no Uruguai.
Entre suas principais atuações estão a personagem Valencienne em A Viúva Alegre (F. Lehár) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Rainha da Noite em montagens em Chapecó, Campo Grande e Porto Alegre e sua atuação como Amore, na ópera Orfeo e Euridice, de Gluck, juntamente com a Companhia catalã La Fura Dels Baus, no Teatro Solís, em Montevidéu, Uruguai.
Em agosto de 2015 voltou a interpretar o papel de Rainha da Noite na ópera A Flauta Mágica de Mozart, em Concepción, Chile. Como docente foi professora de Canto e Técnica Vocal na Universidade Federal de Pelotas e na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Atualmente integra o corpo docente do Departamento de Música da UDESC e atua ainda como professora de Canto na Escola de Música da Camerata Florianópolis.
Próximos concertos
Ainda em setembro, a Sinfônica de Campinas se apresenta nos dias 24 (sábado), às 20h, e 25 (domingo), às 11h, no Teatro Castro Mendes. O repertório traz a abertura Fierrabras, de Franz Schubert, o Concerto para piano, de Clara Schumann, com solo da pianista Dana Radu, e a Sinfonia em Ré Menor, de Cesar Franck, uma das mais expressivas composições da antologia erudita.
Programa
Antonio Carlos Gomes (1836- 1896)
Canções (com piano)
Noces d’argent (Jayana Paiva)
Rondinella (Carla Domingues)
Mon bonheur (Jayana Paiva)
Suspiro d’alma (Jayana Paiva)
Civettuola (Carla Domingues)
Sul Lago di Como – La regata (Carla Domingues)
Quem sabe? (Jayana Paiva)
Conselhos (Carla Domingues)
Árias (com Orquestra)
Condor: “Nelle Regno delle Rose” (Carla Domingues)
Fosca: “Ad ogni mover lontan di fronda” (Jayana Paiva)
Salvator Rosa: “Mia piccirella” (Carla Domingues)
Lo Schiavo: “O ciel di Parahyba” (Jayana Paiva)
Il Guarany: “Gentile di cuore” (Carla Domingues)
Colombo: “Vittoria! Vittoria!” (Jayana Paiva)
Serviço
Orquestra Sinfônica de Campinas
Regente: Victor Hugo Toro
Solistas: Carla Domingues e Jayana Paiva (sopranos)
Piano: Elosande Camondá Pereira
Quando: 16 (sexta-feira) e 17 (sábado) de setembro, 20h
Local: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272.9359.
Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro uma hora antes do início dos concertos, e terão lugares marcados.