O Halloween, Dia das Bruxas, O Dia dos Mortos, véspera do Dia de Todos nos Santos ou Samhain. São tantos nomes e termos que vamos ter que explicar todos! Então confiram a origem do Halloween.
O primeiro registro do termo “Halloween” é da época de 1745. Derivou da contração do termo escocês “Allhallow-eve” (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. Isso porque O Dia de Todos os Santos na Igreja Católica é no dia 1º de Novembro. E essa data foi especialmente escolhida pela Igreja para tentar derrubar o Samhain.
De acordo com os antigos celtas, havia apenas duas divisões do ano que iam de Beltane a Samhain (Verão) e de Samhain a Beltane (Inverno). O Samhain no hemisfério norte, é o festival de todas as almas. Onde o contato com o mundo espiritual é mais fácil, e onde é celebrado a vida daqueles que partiram, segundo os pagãos. Por isso tantas caveiras e associações com morte nas festas de Halloween.
As lanternas em abóboras vem da lenda do Jack o’Lantern. As máscaras eram utilizadas para quem precisava sair durante a noite de Samhain. As sombras provocadas pela face esculpida na abóbora tinham a virtude de afastar os maus espíritos e todos do outro mundo que vinham perturbar. Máscaras de abóboras também eram colocadas nos batentes das janelas e em frente à porta de entrada para proteger toda a casa.
Mas o fato é que nos aqui da América Latina (hemisfério sul) comemoramos realmente é Beltane (entrada do verão). Ou seja, a outra ponta da roda do ano, a celebração da união do Deus e da Deusa, a celebração do fogo e do amor. Que inclusive é de onde saem muitas coisas usadas em festas juninas, como dançar com fitas em torno de um mastro.
Segundo o site da BBC: “Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio – a data do festival romano dos mortos – para 1º de novembro, a data do Samhain.
Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de “cristianizar” o Samhain.
Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para este dia fez com que a celebração cristã dos santos e de Samhain fossem unidos. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.
O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800.”
Mas claro, como tudo que vai mudando através do século, o Halloween é comemorado diferente em vários lugares do mundo. Nós temos o Dia de Los Muertos no dia 1ª de novembro, mais comum no México. E nos Estados Unidos da América o Halloween.
Nós, aqui no Brasil, nos divertimos nos dois. Além do que comemoram o Beltane (ou Samhain se seguir a região Celta). E muitas gostosuras e travessuras.