O drama chega as telonas e promete emocionar. Beleza Oculta traz grande elenco e uma história talvez não nova, porém, um conto que nunca será velho.
Em Beleza Oculta, Howard Inlet é um dinâmico e criativo empresário, até que a morte de sua filha o deixa profundamente abalado. Ficando com raiva da Morte, do Tempo e do Amor, ele escreve cartas para elas. E então se surpreende ao virem lhe responder.
De certa forma lembra um pouco Os Fantasmas de Scrooge (conto natalino no qual um velho avarento recebe visitas do Espirito do Natal Passado, Presente e Futuro). Mas o filme supera e vai além. Howard não é avarento, seu amigo que é. E seu amigo recebe umas boas lições do Amor. Outro amigo dele tem medo da Morte, e esta o vem conforta-lo. E por ai vai.
O filme me surpreendeu. E para um velho conto, que poderia ter caído no clichê, o filme ofereceu muito além. Claro, que para alguns críticos e céticos, o filme foi meio frio, afinal, os amigos de Howard fizeram o possível para tentar afasta-lo para o bem da empresa.
Mas, como o próprio nome diz, é preciso ver a Beleza Oculta do filme, e notar que isso são apenas pontos de transição para uma história mais forte. O importante não foi porque os amigos dele fizeram o que fizeram, mais sim como todos saíram dessa. São as conversas ao passar do filme que dão força a história, e não o enredo “normal”. É preciso ver mais do que a história linear.
Outra metáfora que podemos também notar no filme, é que Howard esta em depressão. E isso não fica claro. Afinal, esse é o objetivo do filme. E para quem tem depressão, e precisa de ajuda, a ajuda precisa vir antes que seja tarde. Em nenhum momento ele é declarado com depressão, mas quem conhece alguém ou já passou pelo quadro, observa os sinais no personagem.
Então, essa que vos escreve adorou o filme. Tive que levar sim, os lencinhos de papel.
Outro erro também comum foi: algumas pessoas foram assistir ao filme esperando que este lhe revelasse respostas da vida, do universo e de tudo mais… e não é isso. O filme não veio com a ideia de ser extremamente profundo. A ideia é mostrar como todos passam por seus pequenos e complexos dramas, e como cada um tem sua forma de supera-lo.
E um ultimo comentário: elenco de estrelas que engrandeceu o filme incrivelmente. Vale a pena conferir.
Beleza Oculta
Duração: 1h 37min
Direção: David Frankel
Elenco: Will Smith, Kate Winslet, Keira Knightley, Helen Mirren, Edward Norton, Naomie Harris, Michael Peña e Jacob Latimore,
Nota: 4,2/5