O livro é uma crítica a sociedade moderna. O filme O Circulo veio para gerar questões e pegaram dois atores de peso: Emma Watson e Tom Hanks. Será que emplacou?
A história do filme O Circulo é bem contemporânea: funcionária de uma empresa de tecnologia começa a descobrir os verdadeiros valores de ser sempre observada. Será que essa falta de privacidade é realmente importante? Será que a empresa realmente visa o bem de todos? A questão do filme esta em seu cartaz e na frase dita: “Saber é bom. Saber de tudo é muito melhor”. Será mesmo?
Pois é o filme conta com um bom elenco e excelentes atuações. O programa simulado no filme é um passo além das nossas redes sociais. É literalmente saber de tudo de todos. Desde gostos, até a indole e quebra da privacidade. A crítica é mordaz e vai de encontro com grandes tendências, como redes sociais que nos acompanham diariamente.
Blogueiros e youtubers trabalham atualmente com essa ideia de “livro aberto”. Mas isso só vai até o ponto onde se é permitido. Ainda existem inúmeras particularidades que muitos não expõe. As vezes por receio, as vezes para preservar sua privacidade. E através disso que o filme dança.
A história é muito boa e impactante, e muito bem estruturada. O final gerou aquele gostinho de “quero saber mais”, e o desfecho do filme permite tranquilamente uma continuação. Eu torço para que isso aconteça… Com certeza vale a pena conferir esse filme nas telonas do cinema.
E agora estou com vontade gigantesca de ler o livro, do Dave Eggers.
O Circulo
Duração: 1h e 50min
Direção: James Ponsoldt
Elenco: Emma Watson, Tom Hanks, John Boyega, Karen Gillan, Bill Paxton (em memória), Patton Oswalt, Ellar Coltrane e Glenne Headly
Nota: 4,5/5