Cerveja e chocolate, harmonização de duas paixões

Harmonização entre cerveja e chocolate oferecida pelo Clube do Malte em parceria com a Ofner foi arrebatador

Existe os termos Cervejeiros e Chocólatras justamente porque a cerveja e o chocolate são dois prazeres que despertam as pessoas. Uma arte, que vai brincando com notas do doce e blends da bebida. Uma verdadeira alquimia para quem gosta de apreciar.

E nada mais entusiástico do que juntar essas duas paixões. Então tivemos a honra de sermos convidados para dar um passo bem ousado: uma degustação de cerveja e chocolate! Quando fomos chamados a essa nova experiência, já havíamos experimentado a harmonização de uma cerveja do tipo Stout com chocolate meio amargo e foi delicioso. Os sabores se completavam pois eram fortes e encorpados e não brigavam pela atenção do paladar.

Durante o evento, descobrimos que outros tipos de cerveja podem ter o mesmo efeito com outros tipos de chocolate. O exemplo ficou muito claro quando experimentamos uma cerveja tipo Witbier de framboesa, que estimula a salivação, com chocolate branco que é mais gorduroso. A sensação foi de mais suavidade na cerveja e no chocolate. Isso nos ajuda a entender que bebidas mais “ácidas” normalmente harmonizam com alimentos mais gordurosos.

Outra surpresa agradável foi a utilização de cerveja tipo Quadrupel para harmonizar com chocolate ao leite, deixando a cerveja mais suave e o chocolate mais aparente. Uma cerveja encorpada de amargor leve e sabor adocicado. Estas características mostram que para o alimento “doce” uma excelente opção é a harmonização complementar.

Como falei anteriormente, a mistura Stout + chocolate meio amargo é deliciosa e merece seu destaque mesmo sendo clássica. Mas o que surpreendeu foi a cerveja utilizada, uma Stout com notas de chocolate e amargor baixo. O amargor do chocolate foi suavizado sem perder a característica e as notas de chocolate na cerveja ficaram mais aparentes. Foi uma surpresa muito prazerosa.

E a grande surpresa ficou por conta de uma cerveja especial. Uma versão do tipo Porter com adição de cacau, baunilha e framboesa que deram um toque agridoce ao aroma e ao sabor da cerveja. Todos esses ingredientes criaram uma deliciosa surpresa ao serem degustados nesta cerveja e harmonizados com um chocolate igualmente agridoce.

Além de toda a “viagem” sensorial que foi harmonizar chocolates com cervejas, descobrimos que não se deve limitar sua experiência ao conforto do que é conhecido. Devemos saber ousar nos sabores e, quem sabe, encontrar um diferencial único que nos agrade. Foi com essa visão que o Clube do Malte investiu na harmonização. Mostrando que mesmo paixões aparentemente antagônicas podem ocupar lugar de destaque em nossas mesas.

Confira as novidades no mundo da cerveja no Clube do Malte.

E as novidades pra Ofner nesse Natal estão incríveis, confira também.

 

Posted Under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *