Shazam! é um filme de herói que surpreendeu bastante e de forma muito positiva.
Para os que sentiram saudades do seriado dos anos 70 ou do desenho animado dos anos 80, Shazam! mostrou muitas referências. Mas pra quem não conheceu o herói e somente assistiu ao filme, isso não atrapalhou nem o entendimento, muito menos a diversão.
Vamos começar apresentando quem é Shazam!, afinal ele é um dos poucos que teve uma história (no mundo real) bem problemática e deu a volta por cima.
Criado pela Fawcett Publications em 1939, Billy Batson era um órfão sem-teto de 12 anos que morava em uma estação de metrô. Posteriormente foi guiado por um homem encapuzado até o esconderijo do mago Shazam. Surpreendentemente o mago disse que ele foi chamado para lutar contra seu ganancioso tio que o tinha abandonado. E que o garoto seria seu sucessor pois ele estava muito velho para lutar contra o mal. Freddy Freeman e Mary Batson (sua irmã gêmea desaparecida) também viraram heróis. Quando a DC Comics adquiriu os direitos, algumas alterações foram feitas na origem. Como resultado, alguns itens da história também.
Sobre o filme
Essa foi a aparição de Shazam! nas HQs e era bacana pra época, mas os tempos mudam. Portanto, fizeram adaptações que ficaram até melhor para a história. Por exemplo, Billy Batson não é mais um sem-teto. Então ele é levado ao mago Shazam! através magia. Assim como Freddy e Mary (que não é mais sua irmã gêmea) são filhos de um lar adotivo onde Billy também foi acolhido. E a mudança mais significativa foi: Billy foi escolhido pelo seu coração puro!
Apesar das diferenças, entretanto, alguns elementos essenciais permaneceram e deixam o filme muito bom. Primeiramente seu inimigo número 1 é o cientista louco Dr. Silvana. E dois outros vilões aparecem, que são o Sr. Cérebro e Adão Negro. A palavra de transformação SHAZAM! vem dos 6 “deuses”. A sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.
Essas ligações feitas entre os quadrinhos e o filme já são suficientes para os fãs do 1º Capitão Marvel (esse era um de seus nomes originais) ficarem empolgados em rever seu herói nas telonas. Mas tenho outros motivos para voltar ao cinema e assistir.
As atuações ficaram excelentes. Desde a loucura do Dr. Silvana até a imaturidade do Shazam!. Todos os atores estavam ligados aos seus personagens e conseguiram envolver o público. Os efeitos especiais ficaram muito bons, com alguns erros passáveis. E o cenário sombrio do universo DC estava presente.
Por fim, gostei muito de Shazam!. E acho que é um dos filmes de heróis que pode ser visto por todas as idades.
Se acaso vocês acham que este foi um bom longa ou se não gostaram, conte-nos o por quê.
Shazam! (2019)
Duração: 2h e 12min
Direção: David Sandberg
Elenco: Zachary Levi, Djimon Hounsou, Mark Strong, Jack Dylan Grazer e Asher Angel
Nota: 4,2/5