Tim Burton é um dos mais brilhantes cineastas da atualidade. Sua carreira começou cedo, e logo após o colegial ele ganhou uma bolso de estudos da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele cursou Animação por 3 anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Esteve no “Cão e a Raposa” (um dos desenhos mais tristes!!). Nesse período, Tim Burton fez seus primeiros 3 curtas metragens: a animação em stop-motion “Vincent”, e 2 live-actions, “João e Maria” e “Frankenweenie”.
Frankenweenie, curta-metragem de 1984, foi o motivo que levou Tim Burton a ser desligado da Disney, por terem considerado o filme muito macabro e pesado para crianças (e realmente é). Mas o cineasta não se deixou intimidar por isso, e todos os seus filmes tem um cunho meio gótico, absurdo, exagerado. E isso se tornou marca registrada dele, ganhando muitos fãs, e o respeito de Hollywood.
A mistura do horror com a comédia, gerou excelentes filmes na mão do diretor, como Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertes e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Tim também conseguiu colocar horror com romance, em Edward Mãos de Tesoura. Deixou a história do morcego máscara bem sombria com Batman e Batman – O Retorno. Além de um gênio do stop-motion com O Estranho Mundo de Jack, Noiva Cadáver e Frankenweenie de 2012.
E para homenagear esse brilhante cineasta, veio para o Brasil a Exposição do O Mundo de Tim Burton, no MIS – Museu de Imagem e do Som em São Paulo. Eu tive o privilégio de ir na primeira semana de estreia (sim, meu carnaval foi agradabilissimo por isso!)
Nesse incrível Mundo de Tim Burton dentro do MIS, que para exposição foi divido em 8 partes:
1. O Painel das Influências (são 2 painéis) que mostram um pouco os atores, diretores, filmes que influenciaram ele. Dá vontade de se jogar na parede fofa (mas não pode! heheh). Mas é legal ficar olhando e vendo o que você nunca assistiu, ou já assistiu. Vale a pena parar e conferir o que tem ali.
2. A parte do Horror, é um corredor bem interessante, com vários esboços e ideias do Tim. É incrível ver algumas coisas do “dia a dia” sendo transformadas em algo grotesco. Em algo que faz você parar e pensar, sobre julgamento, sobre inveja, sobre diversos temas… É muito bacana
3. Nessa parte entramos na minha mistura favorita, do Horror vamos indo pro Humor. Também vemos esboços e desenhos dele, com críticas ácidas. Vale a pena ir indo de quadro em quadro e lendo algumas “historinhas” ou legendas.
4. Nessa parte entramos na Felicidade, que são projetos mais… psicodélicos dele.
5. Na Angústia temos as imagens mais distorcidas, e criadas com a junção de outras (que poderiam inclusive, aparentar inocência).
6. Na Melancolia nós lidamos com solidão também. E isso mexeu um pouco comigo.
7. Temos agora o encantamento, tudo aquilo que saiu do papel e ganhou vida!
8. E por fim temos os Projetos Não Realizados, falando um pouco da infância (alias, tudo ali tem um “q” bem pessoal), e dos projetos que não chegaram a sair do papel (infelizmente)
Depois ainda temos uma sala passando por seus filmes e projetos, e uma salinha no final no qual podemos assistir alguns curtas.
Sabe, eu já gostava muito da Obra do Tim Burton, agora eu gosto mais. Tem muitos significados, tem muita coisa. E até me identifiquei com ele. A exposição esta I-N-C-R-Í-V-E-L, vale muito a pena ver. E uma dica: não tenham medo de descer de escorregador. heheheheh
É a segunda vez que vou no MIS (antes foi no Castelo-Ra-Tim-Bum) e quanto mais eu vou, mais eu fico maravilhada e admirada como o MIS consegue fazer eu me sentir com essas exposições tão bem elaboradas. Não quero puxar saco, mas a verdade é que das 2 matérias que fiz de exposições lá, as duas eu chorei ao lembrar de como me senti lá. De como fui transportada para esses mundos encantados, como voltar a ser criança, como a magia é real.
Vá tranquilo, vá com tempo, aprecie tudo. E se deixe encantar ♥
O Mundo de Tim Burtom
MIS – Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/SP
De 04/fev a 15/mai/2016
10h às 20h (terça à sexta-feira), 9h às 21h (sábado) e 11h às 19h (domingos e feriados)
Ingressos e informações aqui