Porque na nossa sociedade “magro” virou elogio e “gordo” ofensa? Ambos se referem a uma característica física. Em um mundo onde as diferenças não são aceitas, será que você também não esta sendo preconceituoso?
Como estamos falando de adjetivos e antônimos, tudo o que é ruim em um, o outro é igualmente ruim ao oposto. Não entendeu? Então confira as definições das duas palavras segundo o dicionário:
gor·do
adj
1 Em que há excesso de tecido adiposo; corpulento, obeso, rolho
2 Cheio de substância gordurosa; gordureiro, gordurento, gorduroso
3 Que tem chorume; suculento
4 De aspecto volumoso
5 FIG De dimensões avantajadas
6 Que se encontra bem nutrido.
MAGRO
ma·gro
adj
1 Que tem pouca ou nenhuma gordura; que tem pouco peso em relação ao seu tamanho.
2 POR EXT Diz-se de pessoa ou animal esguio e esbelto; desencorpado, fino.
3 POR EXT Diz-se de elemento sem carne ou gordura.
4 POR EXT Diz-se de terreno ou solo árido e pouco rendoso; improdutivo.
5 FIG Que é escasso e insuficiente; sem muito valor ou importância; pobre.
6 REL Diz-se dos dias de abstinência e das comidas sem carne.
Ou seja, em relação ao seu significado, acredito que pelo menos “bem nutrido” seja uma vantagem a tantas ausências e insuficiências do outro. Ou seja, chamar uma pessoa de “gordo(a)” não é xingamento, muito obrigada. É uma constatação, um adjetivo que pode ser referido aquela pessoa. Do mesmo modo que chamar outra pessoa de “mulher” (ou “mulherzinha”), “gay”, “preto”, “japinha”, “branquelo”, entre outros, NÃO é pejorativo!
Os seres humanos que tentaram transformar, através da história, palavras com um significado, em outro. Essas palavras só começaram a ser negativas a partir do momento em que historicamente colocamos uma carga negativa nela. E como colocamos essa carga negativa? Colocando rótulos e padrões! Se você sai do padrão convencionado, você não serve.
O que é um absurdo! Então gente, esse post é só para lembra-los que EU uso a palavra GORDA para mim mesma, porque é o que eu sou. E me sinto bem assim, muito bem, obrigada. E você não vai conseguir me ferir, achando que me xinga ao me chamar de “gorda”. E o “gordinha” é só uma forma “carinhosa” de alguns tentarem “minimizar” um xingamento… mas espere! Se não é xingamento, para que minimizar?!
Não preciso que me chamem de “gordinha” ou “fortinha”. Eu tenho espelho em casa e sei as dificuldade de encontrar roupas. Então não tente ser legal, com algo que não é necessário!
Eu sei que também o preconceito vem de nós mesmo. Por anos eu me senti menor ao ser chamada de gorda. E isso é uma droga! Nenhuma criança/adolescente deveria passar por isso. Isso pode abalar a autoestima, a autoconfiança e até sua relação com outras pessoas. Como ainda tem o estigma de xingamento, pode ser sim, considerado bullying.
Sim, existe um preconceito ENORME em relação a isso. É a chamada “gordofobia”. A partir do momento em que você acha que uma pessoa não pode usar determinado tipo de roupa ou ir a certos lugares por causa da sua forma física, você ESTA SENDO PRECONCEITUOSO. Ok?!