No Dia das Mães, minha mãe recebeu uma comemoração dupla. Minha irmã veio aqui no sábado e preparamos um almoço para lá de especial para ela.
Eu fiquei encarregada do Quibe Assado, da Fatouche e do Tabule. A Fatouche eu aprendi a fazer nas aulas de culinárias, lá com o Caio Nunes do Mil Folhas. Já o tabule e o Quibe Assado, foi o Jean do Empório Ghattas que me deu a receita. Eu aproveite e comprei os produtos que eu precisava lá, como pimenta libanesa, tahine e o trigo.
Então vamos a receita do Quibe Assado:
1 e 1/2 kg de carne moída (patinho)
1kg de trigo (depois de já lavado 2 vezes, e deixado de molho por meia hora, pois ele aumenta bastante)
1 cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
tahine, sal e pimenta
quanto baste de salsinha e hortelã
Modo de preparo:
Separe 1kg de carne moída e junte com todo o trigo. Tempere com o tahine, sal, pimenta, salsinha e hortelã
Em uma panela você coloca a cebola picada até dourar. Ai coloque o meio quilo de carne moida que sobrou, e tempere a gosto (aqui até dá para abusar, e colocar um tomatinho picado, alho… essa parte vai da criatividade de vocês! Na minha coloquei alho, tomate e cebolinha)
Em uma forma, coloque metade da carne moída com o trigo, na altura de mais ou menos 1cm.
Depois despeje o “recheio”, que é a carne moída já cozida na panela
E por último mais uma camada da carne moída com trigo. O segredo é cortar em quadrados de 6 a 8 cm em toda a forma. E na junção desses quadrados, você vai afundar o cabo de uma colher, para formar um buraco. Em cada buraco você vai colocar um pouco da manteiga.
Ai leve ao forno (já pré aquecido) por uns 30 minutos e pronto! Ficou sensacional!
Ok, talvez não tenha ficado tão típico quanto o Jean ensinou (afinal, a salsinha e o hortelã foi por minha conta… desculpa Jean!). Mas ainda assim, ficou muito bom!
Espero que tenham gostado dessa receita que é deliciosa e fácil de preparar ♥