Na terça-feira (01/12) fui convidada para assistir a pré-estreia do filme “No Coração do Mar” no Topázio Cinemas no Polo Shopping aqui em Indaiatuba.
O filme é baseado no livro homônimo do historiador Nathaniel Philbrick (lançado em 2008), que conta a história real do navio baleeiro Essex. Essa história é que teria inspirado o escritor Herman Melville escrever seu clássico romance “Moby Dick”.
Então para quem leu “Moby Dick”, ver alguns personagens escrito de uma maneira no livro, e retratando eles completamente diferente no filme, é um pouco estranho a princípio. O filme é tenso do começo ao fim, acho que morri afogada umas 10 vezes durante o filme. Achei interessante o fato de o diretor não explorar os pontos grotescos da trama (o que muitas vezes acontece em hollywood para “dar mais audiência”). Esses pontos da história existem, mas não são esmiuçados, mas retratados de uma forma que você sinta a agonia do personagem sem precisar apelar para imagens mais fortes.
Eu, particularmente, já esperava isso, afinal, o diretor é Ron Howard, responsável por incríveis filmes como “Cocoon”, “Apollo 13 – do desastre ao triunfo”, “O preço de um resgate” e “Uma Mente brilhante”, e não perde nem nos filmes sessão da tarde, como “Splash – uma sereia em minha vida”, “O Grinch” e “Willow na terra da magia”.
A única coisa que me deixou meio injuriada no filme, foi o fato de que, como os marinheiros estavam a deriva há dias, todos deveriam emagrecer, certo? Pois é… QUASE todos emagreceram… menos o formoso Capitão (ok, ele perdeu um pouco, mas não tanto quantos os demais)! Afff. Achei meio ultrajante, pois todos estavam “no mesmo barco” (quase literalmente).
O filme é muito bom, os efeitos especiais estão fantásticos, e definitivamente o Chris Hemsworth não é o Thor, mas ainda arranca muitos elogios por sua beleza. Mas que deu dó ao vê-lo com quase 20 quilos a menos, realmente deu!
No Coração do Mar (2015)
Direção de Ron Howard
Com Chris Hemsworth, Cillian Murphy, Benjamin Walker, Ben Whishaw e Brendan Gleeson
Nota: 3,8/5