Crítica do filme A Vigilante do Amanhã – Ghost In The Shell

O filme A Vigilante do Amanhã – Ghost In The Shell, que recebe o mesmo nome de um mangá de 1991, chega aos cinemas. Scarlett Johansson interpreta Major Mirian Killian, uma cyborg em um futuro próximo.

Ghost In The Shell, o anime é de 1995, já o mangá (história em quadrinhos) original é de 1991. Ambos fizeram um enorme sucesso. Nâo é atoa que em 2017 virou um blockbuster com uma das atrizes mais cotadas da atualidade.

A história se passa em uma Tóquio futurista, quando os humanos começam a receber “melhorias” cibernéticas. Um projeto foi desenvolvido e criou-se Major Mirian Killian, uma cyborg que recebeu as memórias de uma humana. Por isso o título original é Ghost In The Shell, que seria algo como “fantasma em uma concha”. Que é exatamente o que acontece com a personagem principal. Seu cérebro/alma/consciência são transferidos para um robô, apesar de sua essência humana.

Major é considerada uma “arma efetiva”, e por isso começa a trabalhar na Section 9, um departamento de polícia bem hard core (pesado). Mas um novo personagem surge  e começa a despertar em Major que talvez suas “falhas” não fossem o que diziam ser, e que sua memória estava sendo propositalmente apagada. E com isso ela começa a se rebelar contra o sistema, e isso faz com que ela se torne o novo alvo.

O filme é incrível esteticamente, e isso explica porque foi feito tantos anos após o mangá e o anime. Nossa tecnologia cinematográfica evoluiu ao ponto de tornar isso real. A história ficou bem elaborada e o filme flui e entretem.

Fãs do mangá e dos animes tem que ir com a mente aberta. Apesar de muitas semelhanças, a história em si foi alterada. Os mais aficcionados talvez não irão gostar. O que entendem que isso sempre acontece, vão se deliciar com os cenários perfeitos.

A minha maior decepção foi a atriz Scarlett Johansson que não mostrou a que veio. Sei que Major é uma robô, mas a atuação não deveria ser tão fraca assim! Uma pena. E a história também tem alguns furos. Estava pensando (sem me influênciar pelo anime e mangá) e notei alguns contextos do filme sem explicação. Mas na hora, você fica tão entretida com o filme em si, que só depois notei. Então, corram pro cinema 😉

A Vigilante do Amanhã – Ghost In The Shell
Duração: 2h
Direção: Rupert Sanders
Elenco: Scarlett Johansson, Takeshi Kitano, Johan Philip Asbæk, Michael Pitt e Juliette Binoche
Nota: 3/5

Posted Under Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *