Elementos da Pixar (2023): Uma Animação Encantadora, mas…

Elementos da Pixar (2023): Uma Animação Encantadora, mas...

A Pixar nos presenteia em 2023 com Elementos, uma obra cativante que nos mergulha em um mundo repleto de cores, emoções e, claro, elementos.

Vamos explorar os detalhes do filme Elementos e discutir como ele se sai em termos de entretenimento, apelo ao público e sua relação com um clássico shakespeariano.

O enredo de Elementos gira em torno de Faísca, uma jovem que se vê imersa em um mundo onde os elementos – fogo, água, terra e ar – coexistem em uma cidade chamada Elementos. A família de Faísca é composta por imigrantes que encontraram refúgio nessa cidade após uma catástrofe forçá-los a deixar seu lar original. Eles residem na Zona do Fogo, uma metrópole vibrante ocupada por imigrantes.

O ponto de virada na história acontece quando Faísca conhece Gota, um jovem da espécie água. Em um piscar de olhos, uma amizade floresce e logo se transforma em algo mais. A questão que permeia o filme é a resistência do pai de Faísca em aceitar um relacionamento entre elementos tão distintos, afinal, “elementos não se misturam.”

Essa formula lembrando-nos do clássico dilema de Shakespeare, lá em Romeu e Juliena. Mas claro, um filme da Pixar não vai ser tão dramático. Embora mantém uma carga mais tensa em algum momentos. Ficou muito interessante.

Elementos da Pixar (2023): Uma Animação Encantadora, mas...

Sucesso de Bilheteria

A Pixar, conhecida por criar filmes que apelam para todas as idades, faz uma escolha audaciosa em Elementos ao incluir um elemento de romance adolescente. O filme é visualmente deslumbrante, com animações de alta qualidade que prendem a atenção do espectador desde o início. A narrativa é envolvente, explorando os desafios enfrentados por Faísca e Gota em seu relacionamento proibido.

No entanto, é importante observar que Elementos talvez erre no alvo quando se trata do público. A decisão de incorporar um romance adolescente em uma animação pode alienar parte da audiência, especialmente os adolescentes que podem estar mais inclinados a temas realistas e problemas cotidianos do que a fantasia de elementos. Embora o filme seja bem executado e certamente encantador, seu apelo pode ser mais limitado do que outras obras da Pixar que conseguem cativar um público mais amplo.

O que causou grande movimento no cinema, foi o paralelo do sucesso Divertidamente. A Pixar é conhecida como uma empresa que fazem filmes emocionamentes. Não é atoa que essa é a melhor bilheteria da Pixar, desde a Pandemia em 2020. Apesar do começo fraco, o filme se pagou e ainda entra em cartaz na Disney+.

Uma Jornada Encantadora, Apesar das Dificuldades

Elementos da Pixar é uma animação encantadora que mergulha os espectadores em um mundo repleto de magia e diferenças. A história de Faísca e Gota, com suas semelhanças ao clássico shakespeariano, adiciona profundidade à narrativa e emociona o público. No entanto, a decisão de incluir um romance adolescente pode limitar o apelo do filme.

Elementos continua a tradição da Pixar de criar animações visualmente deslumbrantes e emocionalmente envolventes. Certamente, é uma experiência cinematográfica que merece ser apreciada.

Eu, particularmente, assisti nos cinemas e pretendo ver novamente no streamming. Vale a pena a Sessão Pipoca.

Elementos
Pixar, 2023
Nota: 4,5/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *