Resenha A Pequena Sereia (2023)

O live action de A Pequena Sereia chegou aos cinemas.

E depois de muita controvérsia, e até pessoas querendo cancelar o filme da Pequena Sereia, será o vale?

Eu não vou me dignar a escrever sobre as coisas ridículas sobre o cancelamento da Pequena Sereia. Sou contra esse tipo de atitude, mas a discussão é mais profunda e esse post é para falar sobre o live action da Pequena Serei (2023) e ponto. Então vamos lá!

CRÍTICA | A PEQUENA SEREIA LIVE ACTION (2023) Sobre Favoritos

Alguns dados importantes: o desenho de 1989 tem uma hora de 23 minutos de duração, o live action tem 2 horas e  15 minutos. Estamos falando ai de quase uma hora a mais de história. Então é claro que algumas coisas iriam mudar e que teriam muitas cenas a mais, ou mais longas.

A história do filme: A Pequena Sereia conta a história da Ariel, a filha mais nova do rei Tritão. Seu pai havia proibido qualquer contato com humanos. E como uma boa adolescente rebelde, Ariel fica intrigada com os estranhos. Ela fica encantada ainda mais com as coisas que os humanos derrubam no mar, e começa uma coleção para saber mais sobre eles. Os navios de naufrágio são ponto de visitas para a pequena sereia.

Depois de discutir com o pai, e sem entender a raiva dele pelo mundo humano, Ariel nova fogos de artifício acima na superfície. E resolve ir investigar. Ela conhece o Eric, um humano de bom coração. E claro, se apaixona por ele. Logo depois, a bruxa do mar, Ursula, irmã banida de Tritão, resolve aproveitar a oportunidade para fazer uma proposta para a sereia, com o plano de depois se tornar a rainha dos mares.

Então vamos primeiro falar dos pontos positivos:

A Halle Bailey atuou muito bem. É uma atriz extremamente expressiva. Quando a Ariel fica sem voz, suas atuação foi muito importante para o ritmo do filme. Eu, particularmente, gostei dos animais terem menos expressões, e serem mais “de verdade”, pois assim pode dar ênfase nas reais intenções do filme, sem ter a distração do alívio cômico deles (estou falando isso especialmente pelo personagem do Sabidão).

Outro ponto posivito em A Pequena Sereia, foram os acréscimos de cenas e de falas. Foi bem rico, e ajudou no desenvolvimento da história. Coisas que estavam subliminares antes, agora ficaram bem nítidas. Embora que agora não quero ninguém mais falando que a Ariel só se tornou humano pelo Eric, ok?

Destaque para as atuações de Melissa McCarthy (Ursula), Jessica Alexander (Vanessa, versão humana da Ursula) e Art Malik (Sir Grimsby, ele é como se fosse o secretário do Eric). A cena da interação da Ariel com o Eric também ganha estrelinha de cena excelente.

O figurino, o fundo do mar, enfim, toda a parte estética esta incrível. Cada irmã da Arial de uma etnia diferente ficou simplesmente sensacional. Mesmo porque, mitologicamente esta correto, já que cada uma das 7 filhas representa um dos sete mares.

O filme esta lindo, bem feito, realmente amei. Cantei as músicas, e as novas ficaram ótimas.

Pontos a melhorar:
Acredito que as cenas com a mãe do Eric não foram bem aproveitadas. Especialmente mais pro final, uma em especial me incomodou, pois ela ficou muito jogada no filme. Acho que a edição não fez um bom trabalho aqui.

Pontos negativos:
A impressão que eu tive é que viraram pro Jonah Hauer-King (Principe Eric) e pro Javier Bardem (Rei Tritão) e falaram pra eles: “a Halle tem que brilhar, por favor, não se esforcem”. A atuação deles foi inferior ao restante do filme! Em suma, são atores bons. Eu realmente não sei o que aconteceu. Me incomodou.

A Halle manda muito bem como atriz. E talvez, pelo mesmo motivo acima, faltou uma certa fragilidade nela. Ela foi quase perfeita. Da mesma forma que acredito, pelo que foi entregue, que isso foi uma questão de direção e não da capacidade da atriz. Por gostar muito da A Pequena Sereia de 1989, eu espero que a personalidade tenha a mesma essência. Pois acho que essa militância exagerada de girl power esta começando a passar um pouco da conta.

Em suma, outra coisa que me incomodou muito: a Ariel é RUIVA. RUIVA. E não loira, levemente ruiva. Quando ela saiu da água, e os cabelos dela ficou quase loiro, eu quase infartei. Sério! A primeira ruiva da Disney, e eles quase mataram. Em suma: cauda verde e cabelo ruivo. Eu realmente espero que eles remasterizem com o cabelo dela mais ruivo. De verdade.

A Pequena Sereia (2023)

25 de maio de 2023 / 2h 16min / Aventura, Família, Fantasia
Direção: Rob Marshall Roteiro David Magee
Elenco: Halle Bailey, Jonah Hauer-King, Melissa McCarthy
Título original The Little Mermaid

Podemos concluir que a Disney tem ouvido as melhores formas de agradar os fãs. E isso é excelente!
Nota: 9,8 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *